Título
[pt] TURBANTES E BONECAS ABAYOMI: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA ETINICIDADE AFROBRASILEIRA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
Título
[en] TURBANTS AND ABAYOMI DOLLS: STRATEGIES TO STRENGTHEN AFRO-BRAZILIAN ETHNICITY IN EDUCATIONAL SPACES
Autor
[pt] MARIA ALICE REZENDE GONCALVES
Autor
[pt] BRUNA DE PAULA PEREIRA
Vocabulário
[pt] BONECA
Vocabulário
[pt] TURBANTE
Vocabulário
[pt] ATIVISMO DIGITAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO ANTIRRACISTA
Vocabulário
[pt] ETNICIDADE
Vocabulário
[en] DOLL
Vocabulário
[en] TURBAN
Vocabulário
[en] DIGITAL ACTIVISM
Vocabulário
[en] ANTI-RACIST EDUCATION
Vocabulário
[en] ETHNICITY
Resumo
[pt] Este artigo tem como objetivo descrever as ações educativas desenvolvidas por uma
blogueira e ativista negra, visando o fortalecimento da etnicidade afro-brasileira em
espaços escolares, com oficinas de turbantes e bonecas realizadas em uma escola
em Mesquita/RJ. Conclui-se que o ativismo digital possui um potencial educativo
na medida em que possibilita a difusão da informação sobre as questões ligadas à
valorização e ao fortalecimento da identidade negra, bem como a extensão dessas
ações no espaço presencial escolar. Isso contribui para o estreitamento dos laços
entre a escola e a comunidade no processo de implementação da lei n 10.639/03.
Resumo
[en] This article aims to describe the education actions developed by black activist bloggers
aiming to strengthen Afro-Brazilian ethnicity in school spaces, with the turbans
and dolls workshops held at a school in Mesquita/RJ. It can be concluded that digital
activism has an educational potential as it enables the dissemination of information
about issues related to the valorization and strengthening of black identity, as well
as it allows the extension of these actions in the classroom environment. Thus, contributing
to the strengthening of ties between the school and the community in the
process of implementing Law 10.639/03.
Catalogação
2021-04-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52331@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52331@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.52331
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF