Título
[en] AFFIRMATIVE ACTIONS IN EDUCATION AND BLACK STUDENT NARRATIVES: INEQUALITIES, BLACK PROTAGONISM AND REPARATION
Título
[pt] AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO E AS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES NEGROS: DESIGUALDADES, PROTAGONISMO NEGRO E REPARAÇÃO
Autor
[pt] MARIA APARECIDA MIRANDA
Vocabulário
[pt] ACAO AFIRMATIVA
Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE
Vocabulário
[pt] MOVIMENTO NEGRO
Vocabulário
[en] AFFIRMATIVE ACTION
Vocabulário
[en] INEQUALITY
Vocabulário
[en] NEGRO ACTIVISM
Resumo
[pt] O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre ações afirmativas na educação e as narrativas dos estudantes negros. As Ações afirmativas pressupõem uma reparação histórica de desigualdades e foram instituídas com as Leis n 12.711/2012, n 10.639/2003 e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, e o Decreto n 7.234/2010. Achados revelaram que esses aportes configuram
os três eixos das ações afirmativas na educação: acesso através da reserva de vagas ou cotas, educação para as relações étnico-raciais e assistência estudantil. Pretende-se contribuir para reflexões acerca das desigualdades raciais, protagonismo do Movimento Negro e a emergência das ações afirmativas.
Resumo
[en] The work presents results of research on affirmative actions in education and the
narratives of black students. Affirmative Actions presuppose a historical repair of inequalities,
and were instituted with Laws No. 12,711 / 2012, No. 10,639 / 2003 and
National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations, and Decree
No. 7,234 / 2010. Findings revealed that these contributions configure the three
axes of affirmative actions in education: access through the reservation of vacancies
or quotas, education for ethnic-racial relations and student assistance. It is intended
to contribute to reflections on racial inequalities, protagonism of the Black Movement
and the emergence of affirmative actions.
Catalogação
2021-04-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52320@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52320@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.52320
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF