Título
[pt] A POLÍTICA DE COTAS EM UM INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGROS COTISTAS
Título
[en] THE QUOTA POLICY IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTE: THE EXPERIENCES OF BLACK QUOTA STUDENTS
Autor
[pt] LUIZ GUSTAVO BORGES DO ROSARIO
Autor
[pt] JOSETE PEREIRA PERES SOARES
Vocabulário
[pt] JUSTICA SOCIAL
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR PUBLICO
Vocabulário
[pt] POLITICA DE COTAS
Vocabulário
[en] SOCIAL JUSTICE
Vocabulário
[en] PUBLIC HIGHER EDUCATION
Vocabulário
[en] QUOTA POLICY
Resumo
[pt] Este artigo apresenta uma das ramificações das ações afirmativas, a política de cotas,
investigando suas possibilidades. Objetivou-se investigar as possíveis interferências
da utilização da política de cotas raciais e sociais. Para tanto, realizou-se uma
coleta de dados por meio de questionários semiestruturados aplicados aos alunos
negros cotistas do curso de pedagogia de um Instituto Superior de Educação, localizado
no interior do Estado do Rio de Janeiro. Através dos relatos dos entrevistados,
pôde-se constatar a importância das ações afirmativas não só como ferramenta de
diversidade, mas também de garantia de justiça social.
Resumo
[en] This article presents one of the ramifications of affirmative actions, the quota policy, investigating its possibilities. The objective was to investigate possible interference in the use of the racial and social quotas. To this end, a data collection was carried out through semi-structured questionnaires concerning black students from the pedagogy course of a Higher Education Institute, located in the interior of the State of Rio de Janeiro. Through the interviewees reports, it was possible to verify the importance of affirmative actions not only as a tool of diversity, but also as a guarantee of social justice.
Catalogação
2021-04-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52312@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52312@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.52312
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF