Título
[pt] A EXPERIÊNCIA DE JOVENS ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS E AÇÕES SOLIDÁRIAS DA MARÉ (CEASM): ENTRE AS MARCAS DO COLONIALISMO E A PEDAGOGIA DECOLONIAL
Título
[en] THE EXPERIENCE OF YOUNG STUDENTS IN THE COMMUNITY PRE-UNIVERSITY ENTRANCE EXAMINATION AT THE CENTER FOR STUDIES AND SOLIDARITY ACTIONS OF MARÉ (CEASM): BETWEEN THE MARKS OF COLONIALISM AND DECOLONIAL PEDAGOGY
Autor
[pt] HUMBERTO SALUSTRIANO DA SILVA
Autor
[pt] FRANCISCO OVERLANDE MANCO DE SOUZA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO POPULAR
Vocabulário
[pt] TRAJETORIAS
Vocabulário
[pt] DECOLONIALIDADE
Vocabulário
[pt] JUVENTUDE
Vocabulário
[pt] COLONIALISMO
Vocabulário
[en] POPULAR EDUCATION
Vocabulário
[en] TRAJECTORIES
Vocabulário
[en] DECOLONIALITY
Vocabulário
[en] YOUTH
Vocabulário
[en] COLONIALISM
Resumo
[pt] O artigo trata da experiência de Jovens Estudantes do Pré-Vestibular Comunitário
do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), considerando como
tema central para a análise dessa experiência as marcas do colonialismo presentes
nas trajetórias de jovens periféricos, assim como suas percepções no que se
refere às pedagogias críticas decoloniais praticadas no âmbito de uma educação
popular. É sob esta perspectiva que tentamos identificar as marcas colonialistas e
as lacunas de formação que caracterizaram as trajetórias dos estudantes que frequentam
o pré-vestibular do CEASM, confrontando-as com as pedagogias críticas
oferecidas no curso popular.
Resumo
[en] The article deals with the experience of Young Students of the Community Pre-University
Entrance Examination at the Center for Studies and Solidarity Actions of Maré
(CEASM), considering as central theme for the analysis of this experience as marks
of colonialism present in the trajectories of peripheral young people, as well as their
perceptions with regard to critical decolonial pedagogies practiced in the context
of popular education. It is from this perspective that we try to identify as colonialist
marks and as training gaps that characterized as trajectories of students who attend
the CEASM pre-university entrance exam, confronting them with critical critical pedagogies
in the popular course.
Catalogação
2021-04-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52282@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52282@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.52282
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF