Título
[pt] LUXO, CONSUMO E CIDADE: O VILLAGEMALL E AS MULHERES DA BARRA DA TIJUCA
Título
[en] LUXURY, CONSUMPTION AND CITY: THE VILLAGEMALL AND WOMEN OF BARRA DA TIJUCA
Autor
[pt] MARIANNA CALDAS MARIANO
Vocabulário
[pt] CONSUMO
Vocabulário
[pt] VILLAGEMALL
Vocabulário
[pt] BARRA DA TIJUCA
Vocabulário
[pt] LUXO
Vocabulário
[pt] SHOPPING CENTER
Vocabulário
[en] CONSUMPTION
Vocabulário
[en] VILLAGEMALL
Vocabulário
[en] BARRA DA TIJUCA
Vocabulário
[en] LUXURY
Vocabulário
[en] SHOPPING CENTER
Resumo
[pt] Este estudo pretende identificar e compreender o consumo e os significados do luxo associados ao shopping VillageMall com base no discurso de consumidoras do empreendimento. Oito mulheres com mais de 30 anos, moradoras da Barra da Tijuca e que consomem produtos e serviços de luxo frequentemente foram entrevistadas para cumprir com os objetivos da pesquisa. Foi perguntado o que pensam essas informantes sobre luxo, sua associação com o bairro da Barra e de que forma as práticas de consumo no shopping se diferenciam de outros da cidade do Rio de Janeiro. Partimos da compreensão de que o consumo é um fenômeno que cria significados na cultura através da posse, uso e trocas de bens e, a partir disso, constitui-se como um importante sistema de classificação, capaz de criar muros e pontes. Logo, a pesquisa evidencia abordagens que atestam diferenças entre as lógicas mercadológicas e culturais sobre a noção de luxo. Dessa forma, há a necessidade de relativizar o luxo em diferentes contextos culturais. Ainda assim, essa pesquisa estará embasada em perspectivas teóricas propostas por Veblen (1965 [1899]), Simmel (2008 [1905]), Rocha (2010), Lipovetsky e Roux (2005) e Rocha, Frid e Corbo (2016, 2016b).
Resumo
[en] This study aims to identify and understand the consumption and the meanings of luxury associated with the VillageMall shopping based on the discourse of women consumers of the enterprise. Eight women over the age of 30, residents of Barra da Tijuca and who frequently consume luxury products and services were interviewed to meet the research objectives. It was asked what these informants think about luxury, its association with Barra s neighborhood and how consumption practices at VillageMall differ from others in the city of Rio de Janeiro. We started from the understanding that consumption is a phenomenon that creates meanings in culture through the possession, use and exchange of goods and, from that, it constitutes an important classification system, capable of creating walls and bridges. Therefore, the research highlights approaches that attest to diferences between market and cultural logics about the notion of luxury. Thus, there is a need to relativize luxury in different cultural contexts. Even so, this research will be based on theoretical perspectives proposed by Veblen (1965 [1899]), Simmel (2008 [1905]), Rocha (2010), Lipovetsky and Roux (2005) and Rocha, Frid and Corbo (2016, 2016b).
Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Coorientador(es)
BRUNA SANTANA AUCAR
Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
Banca
BRUNA SANTANA AUCAR
Banca
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Banca
MARINA DE CASTRO FRID
Catalogação
2021-04-19
Apresentação
2021-02-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52263@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52263@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52263
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