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Título
[pt] LUXO, CONSUMO E CIDADE: O VILLAGEMALL E AS MULHERES DA BARRA DA TIJUCA

Título
[en] LUXURY, CONSUMPTION AND CITY: THE VILLAGEMALL AND WOMEN OF BARRA DA TIJUCA

Autor
[pt] MARIANNA CALDAS MARIANO

Vocabulário
[pt] CONSUMO

Vocabulário
[pt] VILLAGEMALL

Vocabulário
[pt] BARRA DA TIJUCA

Vocabulário
[pt] LUXO

Vocabulário
[pt] SHOPPING CENTER

Vocabulário
[en] CONSUMPTION

Vocabulário
[en] VILLAGEMALL

Vocabulário
[en] BARRA DA TIJUCA

Vocabulário
[en] LUXURY

Vocabulário
[en] SHOPPING CENTER

Resumo
[pt] Este estudo pretende identificar e compreender o consumo e os significados do luxo associados ao shopping VillageMall com base no discurso de consumidoras do empreendimento. Oito mulheres com mais de 30 anos, moradoras da Barra da Tijuca e que consomem produtos e serviços de luxo frequentemente foram entrevistadas para cumprir com os objetivos da pesquisa. Foi perguntado o que pensam essas informantes sobre luxo, sua associação com o bairro da Barra e de que forma as práticas de consumo no shopping se diferenciam de outros da cidade do Rio de Janeiro. Partimos da compreensão de que o consumo é um fenômeno que cria significados na cultura através da posse, uso e trocas de bens e, a partir disso, constitui-se como um importante sistema de classificação, capaz de criar muros e pontes. Logo, a pesquisa evidencia abordagens que atestam diferenças entre as lógicas mercadológicas e culturais sobre a noção de luxo. Dessa forma, há a necessidade de relativizar o luxo em diferentes contextos culturais. Ainda assim, essa pesquisa estará embasada em perspectivas teóricas propostas por Veblen (1965 [1899]), Simmel (2008 [1905]), Rocha (2010), Lipovetsky e Roux (2005) e Rocha, Frid e Corbo (2016, 2016b).

Resumo
[en] This study aims to identify and understand the consumption and the meanings of luxury associated with the VillageMall shopping based on the discourse of women consumers of the enterprise. Eight women over the age of 30, residents of Barra da Tijuca and who frequently consume luxury products and services were interviewed to meet the research objectives. It was asked what these informants think about luxury, its association with Barra s neighborhood and how consumption practices at VillageMall differ from others in the city of Rio de Janeiro. We started from the understanding that consumption is a phenomenon that creates meanings in culture through the possession, use and exchange of goods and, from that, it constitutes an important classification system, capable of creating walls and bridges. Therefore, the research highlights approaches that attest to diferences between market and cultural logics about the notion of luxury. Thus, there is a need to relativize luxury in different cultural contexts. Even so, this research will be based on theoretical perspectives proposed by Veblen (1965 [1899]), Simmel (2008 [1905]), Rocha (2010), Lipovetsky and Roux (2005) and Rocha, Frid and Corbo (2016, 2016b).

Orientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Coorientador(es)
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
BRUNA SANTANA AUCAR

Banca
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO

Banca
MARINA DE CASTRO FRID

Catalogação
2021-04-19

Apresentação
2021-02-08

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52263@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52263@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52263


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