Título
[en] AN EXPLORATORY AND A PROJECT-BASED LOOK TO AN ENGLISH CLASSROOM OF YOUNG LEARNERS
Título
[pt] UM OLHAR EXPLORATÓRIO E BASEADO EM PROJETOS PARA UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA PARA JOVENS ALUNOS
Autor
[pt] JULIANA MENDES MOTTA
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] JOVENS APRENDIZES
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Vocabulário
[pt] TRABALHO COLABORATIVO
Vocabulário
[pt] TRABALHAR PARA ENTENDER
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] YOUNG LEARNERS
Vocabulário
[en] PROJECT BASED LEARNING
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE WORK
Vocabulário
[en] WORK FOR UNDERSTANDING
Resumo
[pt] Guiada pelos princípios da Prática Exploratória (ALLWRIGHT; HANKS, 2009; MILLER, 2013) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (KATZ; CHARD, 1992), o objetivo deste projeto de pesquisa é compartilhar algumas reflexões sobre o meu próprio contexto profissional, especificamente no projeto Meu quintal é maior que o mundo, realizado com um grupo de aprendizes muito jovens de uma escola construtivista particular no Rio de Janeiro. Diante desse contexto social, decidi registrar esse projeto por meio de fotos e analisá-las dentro do método qualitativo (DENZIN; LINCOLN, 2006) com um olhar exploratório e baseado em projetos. Dessa maneira, pude entender que é possível (i) construir coletivamente algumas perspectivas sobre o ensino de idiomas sob um ângulo sensível no processo de nos tornarmos pesquisadores de nossas próprias questões sociais. Ao conduzir esta pesquisa, também pude (ii) refletir criticamente sobre a ideia de que a pesquisa é muito mais que um produto final, (iii) analisar a contribuição de meus alunos e colegas para o projeto problematizado neste estudo, e (iv) promover algumas reflexões sobre as fotos geradas a fim de promover uma conscientização sobre o ensino e a aprendizagem em uma sala de aula de língua situada.
Resumo
[en] Guided by the principles of Exploratory Practice (ALLWRIGHT; HANKS, 2009; MILLER, 2013) and of Project-Based Learning (KATZ; CHARD, 1992), the purpose of this research project is to share some reflections about my own professional context, specifically within the project My backyard is greater than the world, conducted with a group of very young learners at a private constructivist school in Rio de Janeiro. Given this social context, I decided to register this project through photos and analyze them within qualitative method (DEN-ZIN; LINCOLN, 2006) with an exploratory and project-based look. In this way, I was able to understand that it is possible to (i) collectively construct some perspectives about language education from a sensitive angle in the process of be-coming researchers of our own social matter. In conducting this research, I could also (ii) reflect critically about the idea that research is way more than a final product, (iii) analyze my students and colleagues contribution to the project problematized in this study, and (iv) promote some reflections regarding the pictures generated to raise awareness about teaching and learning in a situated language classroom.
Orientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE
Catalogação
2021-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52217@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52217@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52217
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF