Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A REFLECTIVE EYE TOWARDS DISCURSIVE IDENTITY CONSTRUCTIONS WITHIN A STUDENT’S PEDAGOGICAL CONTEXT

Título
[pt] UM OLHAR REFLEXIVO PARA CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DE UM ESTUDANTE

Autor
[pt] FLAVIA ALVES DE SANTANA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] DISCURSO

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] IDENTITY CONSTRUCTION

Vocabulário
[en] DISCOURSE

Resumo
[pt] Esta pesquisa visa entender nuances indentitárias discursivamente construídas em interações entre Adam, um aluno de ensino médio de uma escola pública localizada no Rio de Janeiro, e eu, sua professora de sociologia. Para tanto, analiso as escolhas lexicais feitas por nós dois, além dos significados construídos em nosso contexto de conversa, enquanto o participante, junto comigo, fala sobre suas vivências em diferentes contextos educacionais e situações que conectam seu contexto pedagógico com sua vida fora da escola. Alinhado com os princípios da Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006) este estudo se propõe a analisar as experiências narradas em uma conversa reflexiva (MILLER, 2013). Com uma visão qualitativa interpretativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLS, 2006), a análise aqui desenvolvida é conduzida em encontro com (i) a perspectiva de discurso como prática social (MOITA LOPES, 2001), (ii) a compreensão da escola como um ambiente denso e repleto de complexidade (BOHN, 2013) e (iii) o entendimento de identidades como fluidas e fragmentadas (HALL, 1996; BAUMAN, 2004).

Resumo
[en] This research aims to understand the identity nuances discursively built within the interactions between Adam, a high school student of a public school located in Rio de Janeiro, and I, his sociology teacher. As to do so, I analyze the lexical choices made by both of us and the meanings constructed in our conversational context, as the participant, together with me, talks about different educational scenarios and situations that connect his pedagogical context and his life beyond school. In accordance with the principals of Critical Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO 2006) this study intends to analyze the experiences narrated within a reflective conversation (MILLER, 2013). With a qualitative and interpretative view of research (DENZIN; LINCOLN, 2006) the analysis presented here is conducted aligned with (i) the perspective of discourse as social practice (MOITA LOPES 2001), (ii) the comprehension of school as a dense and complex scenario (BOHN, 2013) and (iii) the understanding of identities as fluid and fragmented (HALL, 1996; BAUMAN 2004).

Orientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE

Catalogação
2021-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52164


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF