Título
[en] A REFLECTIVE EYE TOWARDS DISCURSIVE IDENTITY CONSTRUCTIONS WITHIN A STUDENT’S PEDAGOGICAL CONTEXT
Título
[pt] UM OLHAR REFLEXIVO PARA CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DISCURSIVAS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DE UM ESTUDANTE
Autor
[pt] FLAVIA ALVES DE SANTANA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] DISCURSO
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] CRITICAL APPLIED LINGUISTICS
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] IDENTITY CONSTRUCTION
Vocabulário
[en] DISCOURSE
Resumo
[pt] Esta pesquisa visa entender nuances indentitárias discursivamente construídas em interações entre Adam, um aluno de ensino médio de uma escola pública localizada no Rio de Janeiro, e eu, sua professora de sociologia. Para tanto, analiso as escolhas lexicais feitas por nós dois, além dos significados construídos em nosso contexto de conversa, enquanto o participante, junto comigo, fala sobre suas vivências em diferentes contextos educacionais e situações que conectam seu contexto pedagógico com sua vida fora da escola. Alinhado com os princípios da Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006) este estudo se propõe a analisar as experiências narradas em uma conversa reflexiva (MILLER, 2013). Com uma visão qualitativa interpretativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLS, 2006), a análise aqui desenvolvida é conduzida em encontro com (i) a perspectiva de discurso como prática social (MOITA LOPES, 2001), (ii) a compreensão da escola como um ambiente denso e repleto de complexidade (BOHN, 2013) e (iii) o entendimento de identidades como fluidas e fragmentadas (HALL, 1996; BAUMAN, 2004).
Resumo
[en] This research aims to understand the identity nuances discursively built within the interactions between Adam, a high school student of a public school located in Rio de Janeiro, and I, his sociology teacher. As to do so, I analyze the lexical choices made by both of us and the meanings constructed in our conversational context, as the participant, together with me, talks about different educational scenarios and situations that connect his pedagogical context and his life beyond school. In accordance with the principals of Critical Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO 2006) this study intends to analyze the experiences narrated within a reflective conversation (MILLER, 2013). With a qualitative and interpretative view of research (DENZIN; LINCOLN, 2006) the analysis presented here is conducted aligned with (i) the perspective of discourse as social practice (MOITA LOPES 2001), (ii) the comprehension of school as a dense and complex scenario (BOHN, 2013) and (iii) the understanding of identities as fluid and fragmented (HALL, 1996; BAUMAN 2004).
Orientador(es)
RENAN SILVA DA PIEDADE
Catalogação
2021-04-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52164@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52164
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF