Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] TRABALHANDO PARA ENTENDER AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE AS AULAS DE INGLÊS NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO AFETO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Título
[en] WORKING TO UNDERSTAND STUDENTS PERCEPTIONS ABOUT ENGLISH CLASSES AT SCHOOL: THE IMPORTANCE OF AFFECT IN LANGUAGE LEARNING

Autor
[pt] BARBARA MARIANE EPIFANI PINTO

Vocabulário
[pt] AFETO

Vocabulário
[pt] APRENDIZES

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUAS

Vocabulário
[en] AFFECTION

Vocabulário
[en] LEARNERS

Vocabulário
[en] TEACHER

Vocabulário
[en] LANGUAGE LEARNING

Resumo
[pt] O objetivo desta pesquisa é investigar o papel do afeto na aprendizagem de línguas, especialmente o inglês como língua estrangeira ou língua adicional. Com o intuito de entender a aprendizagem de língua estrangeira a partir da perspectiva da Prática Exploratória, encontrei orientação em meus puzzles ou perguntas instigantes sobre o tema. Integrei essa investigação às minhas aulas e, com a ajuda de Atividades Pedagógicas com Potencial Exploratório, debati com meus alunos as questões que eu buscava entender melhor. Espero que este estudo incentive outros professores a perceberem que podem investigar suas questões locais - como afetividade e outros aspectos sócioafetivos - com seus alunos e, assim, contribuir para as vidas de alunos e professores, além de promover uma maior conscientização a respeito da importância do afeto em ambientes de aprendizagem.

Resumo
[en] The purpose of this research is to investigate and identify the role of affect in language learning, especially English as a foreign or additional language. In order to understand foreign language learning from this perspective, I engaged in an Exploratory Practice study driven by puzzles or intriguing questions. I integrated my investigation with my teaching with the help of Potentially Exploitable Pedagogic Activities, which allowed my students and myself to discuss the issues I wished to understand better. I hope that this study will encourage other teachers to perceive that they can investigate their local issues - as affectivity and other socio-affective aspects - with their students and, thus, contribute to the lives of language learners and teachers, as well as to raise deeper awareness of the importance of affect in learning environments.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Catalogação
2021-03-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51920@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51920@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51920


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF