Título
[pt] CREIO, LOGO ENSINO: UMA ARQUEOLOGIA DAS CRENÇAS E ATITUDES DE UM PROFESSOR EM SALA DE AULA
Título
[en] I BELIEVE, THEREFORE I TEACH: AN ARCHEOLOGY OF A TEACHER S BELIEFS AND ATTITUDES IN THE CLASSROOM
Autor
[pt] ULISSES ARAUJO SILVA
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] POS METODO
Vocabulário
[pt] CRENCA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES
Vocabulário
[pt] CONTEXTO
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] POSTMETHOD
Vocabulário
[en] BELIEF
Vocabulário
[en] EFL TEACHING
Vocabulário
[en] CONTEXT
Resumo
[pt] Este trabalho é fruto da necessidade, no campo do ensino - ensino de Língua Inglesa em especial - de se explicitarem as crenças dos professores. Uma vez que crenças integram as identidades, servem de motivação e também contribuem para as atitudes e comportamentos, me empenho primeiramente em apresentar a importância de se pesquisarem as crenças e as atitudes dos professores. Como crenças formam parte de contextos, uma biografia profissional é apresentada ao mesmo tempo em que os fundamentos teóricos da pesquisa são postos, com o propósito de se situar uma mudança em crenças e atitudes dentro da minha prática de ensino. Atenção especial é dada à pedagogia do Pós-Método e à Prática Exploratória, já que estas duas perspectivas têm sido meu chão atitudinal para a vida em sala de aula. A fim de se verificar como as crenças que tenho acolhido estão se manifestando, desenvolvi um estudo de caso no qual apresento as transcrições de um diário gerado enquanto eu estava em sala de aula com os alunos. Esse diário, produzido in loco, foi o meio para que fossem capturadas minhas crenças em plena atividade. A pergunta que subjaz à toda a pesquisa é Por que estou agindo de tal maneira em sala de aula?
Resumo
[en] This paper comes from the need, in the field of teaching – English language teaching in special – to make explicit the beliefs of teachers. As beliefs are part of one s identity and they serve as motivations and also help to shape their attitudes and behaviors, I have endeavored to first present the importance of researching teachers beliefs and identities. Since beliefs are part of contexts, a professional biography is presented at the same time as the theoretical foundations for the research unfold, with an intention of situating a change in beliefs and attitudes in my teaching practice. Special attention is given to Postmethod pedagogy and to Exploratory Practice, as they have been my attitudinal grounds for classroom life. In order to see how the beliefs I have embraced are playing out, I carried out a case study in which I present diary transcriptions generated while I was in the classroom with the students. This diary, generated on the spot, was the means for capturing my beliefs in action. The question underlying the whole research is Why am I acting the way I am in the classroom?
Orientador(es)
MONICA SPITALNIK NATHAN
Catalogação
2021-03-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51918@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51918@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51918
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF