Título
[en] FACTORS IN TEACHERS DEMOTIVATION: AN EMPIRICAL STUDY
Título
[pt] FATORES NA DESMOTIVAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EMPÍRICO
Autor
[pt] ANA LUIZA ROMAO DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] INTERACAO
Vocabulário
[pt] FATORES DESMOTIVADORES
Vocabulário
[pt] DESMOTIVACAO DO PROFESSOR
Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES
Vocabulário
[en] INTERACTION
Vocabulário
[en] DEMOTIVATING FACTORS
Vocabulário
[en] TEACHE S DEMOTIVATION
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL
Vocabulário
[en] EFL TEACHING
Resumo
[pt] É muito comum ouvir de professores de língua inglesa de escolas públicas brasileiras que suas condições de ensino são precárias. Eles reclamam dos baixos salários, da infraestrutura precária das escolas, entre outros fatores que, alegam, os impedem de realizar práticas de ensino de alta qualidade. Este estudo analisa os problemas que professores de inglês levantam para descobrir quais eles consideram os mais desencorajadores. Por meio de uma abordagem qualitativa, são analisadas inicialmente as respostas de dez professores, coletadas por meio de um questionário on-line, e os fatores que são realmente mais desmotivadores são trazidas à tona. Esses são categorizados e em uma segunda fase do projeto outro questionário é postado online, recebendo-se vinte e duas respostas, que são analisadas. Os fatores mais relevantes são apontados. Entende-se que, uma vez que fatores sejam conhecidos, estratégias possam ser desenvolvidas para agir sobre eles e, assim, contribuir para melhores condições de ensino.
Resumo
[en] It is very common to hear from EFL teachers in Brazilian public schools that their teaching conditions are precarious. They complain about low wages, schools with poor infrastructure, and other factors which they claim prevent them from performing high quality teaching practice. This study looks into the issues they raise in order to find out which ones they consider to be the most discouraging. Using a qualitative approach, the responses of ten teachers are initially analyzed, collected by means of an online questionnaire, and the factors that are pointed out as the most demotivating are brought up. These are categorized and in a second phase of the project another questionnaire is posted online, receiving twenty-two responses, which are analyzed. The most relevant factors are described. It is assumed that once there factors are known, strategies may be developed to act upon them and thus contribute to better teaching conditions.
Orientador(es)
JULIANA JANDRE BARRETO
Coorientador(es)
SONIA ZYNGIER
Catalogação
2021-03-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51911@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51911@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51911
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF