Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FACTORS IN TEACHERS DEMOTIVATION: AN EMPIRICAL STUDY

Título
[pt] FATORES NA DESMOTIVAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EMPÍRICO

Autor
[pt] ANA LUIZA ROMAO DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] INTERACAO

Vocabulário
[pt] FATORES DESMOTIVADORES

Vocabulário
[pt] DESMOTIVACAO DO PROFESSOR

Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE INGLES

Vocabulário
[en] INTERACTION

Vocabulário
[en] DEMOTIVATING FACTORS

Vocabulário
[en] TEACHE S DEMOTIVATION

Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL

Vocabulário
[en] EFL TEACHING

Resumo
[pt] É muito comum ouvir de professores de língua inglesa de escolas públicas brasileiras que suas condições de ensino são precárias. Eles reclamam dos baixos salários, da infraestrutura precária das escolas, entre outros fatores que, alegam, os impedem de realizar práticas de ensino de alta qualidade. Este estudo analisa os problemas que professores de inglês levantam para descobrir quais eles consideram os mais desencorajadores. Por meio de uma abordagem qualitativa, são analisadas inicialmente as respostas de dez professores, coletadas por meio de um questionário on-line, e os fatores que são realmente mais desmotivadores são trazidas à tona. Esses são categorizados e em uma segunda fase do projeto outro questionário é postado online, recebendo-se vinte e duas respostas, que são analisadas. Os fatores mais relevantes são apontados. Entende-se que, uma vez que fatores sejam conhecidos, estratégias possam ser desenvolvidas para agir sobre eles e, assim, contribuir para melhores condições de ensino.

Resumo
[en] It is very common to hear from EFL teachers in Brazilian public schools that their teaching conditions are precarious. They complain about low wages, schools with poor infrastructure, and other factors which they claim prevent them from performing high quality teaching practice. This study looks into the issues they raise in order to find out which ones they consider to be the most discouraging. Using a qualitative approach, the responses of ten teachers are initially analyzed, collected by means of an online questionnaire, and the factors that are pointed out as the most demotivating are brought up. These are categorized and in a second phase of the project another questionnaire is posted online, receiving twenty-two responses, which are analyzed. The most relevant factors are described. It is assumed that once there factors are known, strategies may be developed to act upon them and thus contribute to better teaching conditions.

Orientador(es)
JULIANA JANDRE BARRETO

Coorientador(es)
SONIA ZYNGIER

Catalogação
2021-03-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51911@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51911@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51911


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF