Título
[pt] POR QUE MINHA ALUNA PARTICULAR É TÃO ANSIOSA?: UM ESTUDO BASEADO EM MINDFULNESS E PRÁTICA EXPLORATÓRIA
Título
[en] WHY IS MY PRIVATE STUDENT SO ANXIOUS?: A MINDFULNESS-BASED STUDY AND AN EXPLORATORY WORK FOR UNDERSTANDING
Autor
[pt] MARIANA MARTINS MAURO
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] INGLES COMO SEGUNDA LINGUA
Vocabulário
[pt] ENTENDIMENTO
Vocabulário
[pt] MINDFULNESS
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] ESL
Vocabulário
[en] UNDERSTANDING
Vocabulário
[en] MINDFULNESS
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Aprender uma nova língua é um enorme desafio. Quando alunos pensam em testes e provas, eles geralmente ficam ansiosos e estressados. Esta pesquisa tem como objetivo entender o motivo pelo qual um aluno particular segue este padrão, mesmo quando ele/ela sabe que não será avaliado (a) formalmente. Essa monografia tenta entender a ansiedade que é criada no processo de aprendizagem de uma língua. Para isso, professora e aluna trabalharam juntas como pesquisadora e co-pesquisadora respectivamente, usando práticas de Mindfulness e os sete princípios da Prática Exploratória para trazer consciência ao ambiente de aprendizado. As Atividades Pedagógicas com Potencial Exploratório (APPE) foram escolhidas priorizando o entendimento de qualidade de vida na sala de aula. Como um trabalho de Prática Exploratória, essa monografia não visa encontrar uma solução para o problema, mas quer refletir sobre a ansiedade que é desenvolvida no ambiente de aprendizagem e ensino.
Resumo
[en] Learning a new language is a huge challenge. When students think about tests and exams, they generally feel stressed and anxious. This research aims to understand the reason why a private student follows this pattern, even when s/he knows there won t be any formal evaluations. This monograph attempts to understand the anxiety that sets in the language learning process. To that end, the teacher and the student decided to work together as researcher and co-researcher respectively, using Mindfulness practices and the seven principles of Exploratory Practice to bring awareness to the learning environment. The Potentially Exploitable Pedagogic Activities (PEPAs) were chosen prioritizing the understanding of the quality of life in the classroom. As an Exploratory work, this monograph does not analyze a solution to the puzzle but an understanding of the anxiety that develops in the teaching/learning environment.
Orientador(es)
REGINA LUCIA MONTEDONIO BORGES
Catalogação
2021-03-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51859@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51859@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51859
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF