Título
[pt] POR QUE É FEITO ASSIM?: ENTENDIMENTOS A PARTIR DE APRESENTAÇÕES ORAIS EM UMA AULA DE LÍNGUA INGLESA
Título
[en] WHY IS IT SO?: UNDERSTANDINGS FROM ORAL PRESENTATIONS IN A LANGUAGE CLASSROOM
Autor
[pt] DEBORA DE BARROS NASSIF
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] QUESTIONAMENTO
Vocabulário
[pt] APRESENTACOES ORAIS
Vocabulário
[pt] ENTENDIMENTO
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] PUZZLING
Vocabulário
[en] ORAL PRESENTATIONS
Vocabulário
[en] UNDERSTANDING
Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho foi investigar questões que emergiram a partir de apresentações orais realizadas por alunos adultos em um curso de língua inglesa localizado na Rocinha – Rio de Janeiro. A oportunidade para este trabalho veio da necessidade de aprimorar a habilidade oral dos alunos, a qual era usualmente avaliada por meio de participação em aula, exames orais e apresentações orais. Realizei uma revisão dos conceitos dentro do escopo da Prática Exploratória e discuti a sua relação com os conceitos de Afeto e Filtro Afetivo. Realizei a descrição das atividades que motivaram as questões trabalhadas, e descrevi também o trabalho realizado na busca de entendimentos para estas questões. Por fim, realizei considerações acerca do significado deste trabalho.
Resumo
[en] The aim of this paper was to investigate puzzling questions that emerged from oral presentations performed by adult students in a language course located in Rocinha – Rio de Janeiro. The opportunity for this work came from a need to enhance students oral performance, which was habitually assessed by teachers through classroom participation, oral exams and oral presentations. I reviewed the concepts within the scope of Exploratory Practice, and discussed their interrelation with concepts of Affect and the Affective Filter. I described the activities that generated the puzzles, and the work for understanding that followed. Lastly, I made considerations on the meaning of the work.
Orientador(es)
MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA
Catalogação
2021-03-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51856@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51856@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51856
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF