Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DESIGN S ROLE IN ART EXHIBITIONS: CONTRIBUTIONS TO DEFINE ITS FUNCTIONS

Título
[pt] O LUGAR DO DESIGN NAS EXPOSIÇÕES DE ARTE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DE SUAS FUNÇÕES

Autor
[pt] KARLA GALAL SCHWARTZ

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] DESIGNERS

Vocabulário
[pt] EXPOSICOES DE ARTE

Vocabulário
[pt] DESIGN DE EXIBICOES

Vocabulário
[pt] EXPOGRAFIA

Vocabulário
[pt] MUSEU

Vocabulário
[en] TEACHING

Vocabulário
[en] DESIGNERS

Vocabulário
[en] ART EXHIBITIONS

Vocabulário
[en] EXHIBITION DESIGN

Vocabulário
[en] EXPOGRAPHY

Vocabulário
[en] MUSEUM

Resumo
[pt] O Design de Exibições já é bem conhecido e aplicado em museus de arte de diversos países. No Brasil, sua prática em museus de arte se afirmou progressivamente nas últimas décadas. Sua classificação duvidosa como disciplina no Campo do Design e sua complexidade por envolver conhecimentos multidisciplinares faz com que seu ensino em universidades e em cursos de Design ainda não seja uma realidade comum no Rio de Janeiro, talvez no Brasil. Profissionais brasileiros que atuam na área aprendem com o exercício da prática e não com auxílio de uma teoria de base. A concepção e a montagem de exibições de arte exigem trabalho em equipes multidisciplinares. Enquanto esse fato possa trazer uma confluência positiva de conhecimentos variados, também pode gerar dúvidas quanto ao papel de cada categoria profissional envolvida, fazendo surgir possíveis conflitos dentro das equipes. Portanto, julga-se relevante descobrir qual o papel do designer nessa prática e o momento de sua participação. Finalmente, o Design de Exibições pode evidenciar objetos expostos em museus de arte por meio do emprego de narrativa e pelo recurso a cores, luzes, tecnologia, entre outros elementos. Também o Design de Exibições tem a possibilidade de tornar exibições de arte mais amigáveis aos visitantes, porém não se confirmou a hipótese de ser ele um facilitador para uma melhor compreensão do que venha a ser arte e seus conceitos por parte do público.

Resumo
[en] Exhibition Design is already well established and applied in art museums in numerous countries. In Brazil, it was progressively practiced in art museums during the past decades. However, its teaching in universities and in design courses is still not a reality in Rio de Janeiro, and maybe in Brazil, due to its doubtful classification as a discipline within the Design Field and due to its complexity, involving multidisciplinary knowledge. Brazilian professionals working in the field learn through practice and are not supported by a theoretical base. The intricate process of elaborating an art exhibition requires multidisciplinary teams. While this fact can bring a positive confluence of varied knowledge, it can also create uncertainty regarding the role of each professional category involved, creating possible team conflicts. Therefore, it is deemed necessary to define the designer s role and the timing of his/ her participation. Finally, Exhibition Design can highlight objects exposed in art museums through narrative and the use of colour, light, technology, among other elements. Exhibition Design can also make art exhibitions more visitor friendly, but the hypothesis that it facilitates the public s better understanding of art and its concepts was not confirmed.

Orientador(es)
ALBERTO CIPINIUK

Banca
ALBERTO CIPINIUK

Banca
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
IRINA ARAGAO DOS SANTOS

Catalogação
2021-03-11

Apresentação
2017-03-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51802@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51802@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51802


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF