Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] METÁFORAS POÉTICAS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE LOS OFICIOS: LA VOZ DEL POETA GODOFREDO IOMMI M. EN LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO DE VALPARAÍSO Y EN LA CIUDAD ABIERTA

Título
[es] METÁFORAS POÉTICAS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE LOS OFICIOS: LA VOZ DEL POETA GODOFREDO IOMMI M. EN LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO DE VALPARAÍSO Y EN LA CIUDAD ABIERTA

Título
[pt] METÁFORAS POÉTICAS PARA LA CONSTRUCCIÓN DE LOS OFICIOS: LA VOZ DEL POETA GODOFREDO IOMMI M. EN LA ESCUELA DE ARQUITECTURA Y DISEÑO DE VALPARAÍSO Y EN LA CIUDAD ABIERTA

Autor
[pt] JAIME REYES GIL

Vocabulário
[pt] METAFORA

Vocabulário
[pt] IOMMI

Vocabulário
[pt] UNIVERSITARIOS

Vocabulário
[pt] CIENCIA

Vocabulário
[pt] POESIA

Vocabulário
[es] METAFORA

Vocabulário
[es] IOMMI

Vocabulário
[es] UNIVERSIDAD

Vocabulário
[es] POESIA

Vocabulário
[en] METAPHOR

Vocabulário
[en] IOMMI

Vocabulário
[en] ACADEMIC

Vocabulário
[en] SCIENCE

Vocabulário
[en] POETRY

Resumo
[pt] Godofredo Iommi (1917-2001), poeta argentino, com um grupo de arquitetos artistas refundado da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidade Católica de Valparaíso, Chile, em 1952, com base na ideia de que existe uma relação entre a poesia e oficio. Esta relação tem permanecido em vigor desde os primeiros dias e é responsável pela produção artística, intelectual e acadêmica dos membros desta escola. Uma das consequências directas da relação entre poesia e oficio foi a fundação da Cidade Aberta, no início dos anos 70; um lugar onde eles têm tentado reunir a vida, trabalho e estudo, por uma comunidade que é regida por preceitos poéticas e artísticas. A hipótese desta tese é que Godofredo Iommi, enquanto poeta, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento desta Escola ea Cidade Aberta, através da construção de metáforas, processos poéticos ou asserçãos metafóricas poéticos. Isso é para mostrar como alguns deles têm servido para construir um pensamento artístico e acadêmico; para a construção de obras concretas, tanto a Cidade Aberta e Travesías; e para a formação de arquitectos e designers ao lado de outros, tanto artísticos, científicos, humanísticos e técnicos disciplinas, há mais de sessenta anos. Para fazer isso, em primeiro lugar, nós revisamos aqui o estado da arte da metáfora. Há um corpo documental no Arquivo Histórico José Vial consistindo de cassetes com muitos dos discursos de Godofredo Iommi, entre 1978 e 1997. Esta tese aborda metáforas contidas nessas gravações. É importante compreender como elas foram construídas, quais foram os efeitos específicos e que a oportunidade existe hoje para fazer este esforço metafórica para desenvolver ainda mais a relação entre poesia e oficio na Escola, mas também enriquece o escopo global de todos faculdade e muitas disciplinas. A este respeito a hipótese considera que as declarações metafóricas pode ser essencial para a construção do conhecimento e também o material de construção do mundo. Por uma relação através do trabalho e estudo entre os diferentes oficios, estas asserçãos metafóricas não só tornar-se pontes e dutos de ligação através do qual as disciplinas acadêmicas estão inter-relacionados, mas são próprios criadores realidades disciplinares. Ciência, artes e humanidades convergem na criação do novo transformado por asserçãos metafóricas da palavra poética.

Resumo
[en] Godofredo Iommi (1917-2001), argentine poet, with a group of architects and artists, refounded the School of Architecture and Design of the Pontifical Catholic University of Valparaíso, Chile, in 1952, based on the idea that there is a relationship between poetry and trades. This relationship has been implemented since the early days and is responsible for the artistic, intellectual and academic production of the members of this School.One of the direct consequences of the relationship between poetry and trades was the founding of the Open City in the early 1970s; A place where it has tried to reunite the life, the work and the study, by a community that is governed under poetic and artistic precepts.The hypothesis of this thesis is that Godofredo Iommi, as a poet, contributed decisively to the development of this School and the Open City, through the construction of metaphors, metaphorical processes or poetic metaphorical statements. It is about showing how some of these have served to construct an artistic and academic thinking; for the construction of concrete works both in the Open City and in the Travesías; and for the training of architects and designers along with other artistic, scientific, humanistic and technical disciplines, for more than sixty years. For this, the state of the art of metaphor is reviewed here.There is a documentary corpus in the José Vial Armstrong Historical Archive which consists of cassettes recorded with many of classes by Godofredo Iommi between 1978 and 1997. This thesis covers and is limited to the metaphors contained in these recordings. It is important to fully understand how these metaphorical statements were constructed, what their concrete effects were and what opportunity exists today so that this metaphorical work can continue to develop the relationship between poetry and trades in the School, but also enriches the global scope of all the university and many disciplines. In this sense the hypothesis considers that the metaphorical statements can be essential for the material construction of the world and knowledge. Through a relationship between work and study in different trades, these metaphorical statements not only become bridges and communicating channels through which disciplines feed on each other, but are themselves creators of disciplinary realities. Science, art and the humanities converge in the creation of new realities transformed by the metaphorical statements of the poetic word.

Resumo
[es] Godofredo Iommi (1917-2001), poeta argentino, junto a un grupo de arquitectos y artistas refundaron a la Escuela de Arquitectura y Diseño (en adelante la Escuela) de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (en adelante la PUCV), Chile, en 1952, basándose en la idea de que existe una relación entre la poesía y los oficios. Esta relación se ha mantenido vigente desde los primeros días y es la responsable de la producción artística, intelectual y académica de los integrantes de esta Escuela. Una de las consecuencias directas de la relación entre la poesía y los oficios fue la fundación de la Ciudad Abierta, a comienzos de los años 70; un lugar donde se ha intentado reunir la vida, el trabajo y el estudio, por una comunidad que se rige bajo preceptos poéticos y artísticos. La hipótesis de esta tesis es que Godofredo Iommi, en tanto poeta, aportó en forma decisiva al desarrollo de esta Escuela y de la Ciudad Abierta, a través de la construcción de metáforas, procesos metafóricos o enunciados metafóricos poéticos. Se trata de mostrar cómo algunos de estos han servido para la construcción de un pensamiento artístico y académico; para la construcción de obras concretas tanto en la Ciudad Abierta como en las Travesías; y para la formación de arquitectos y diseñadores junto a otras disciplinas tanto artísticas, científicas, humanistas y técnicas, durante más de sesenta años. Para ello, primeramente, se revisa aquí el estado del arte de la metáfora. Existe un cuerpo documental en el Archivo Histórico José Vial Armstrong que consiste en cassettes grabados con muchas de las clases de Godofredo Iommi, entre 1978 y 1997. Esta tesis abarca y se limita a las metáforas contenidas en estas grabaciones. Es importante comprender a cabalidad cómo fueron construidos estos enunciados metafóricos, cuáles fueron sus efectos concretos y qué oportunidad existe hoy para que este quehacer metafórico pueda continuar desarrollando la relación entre la poesía y los oficios en la Escuela, pero además enriquezca el ámbito global de toda la universidad y de muchas disciplinas. En este sentido la hipótesis considera que los enunciados metafóricos pueden ser esenciales para la construcción del conocimiento y además la construcción material del mundo. Mediante una relación a través del trabajo y el estudio entre diferentes oficios, estos enunciados metafóricos no sólo se transforman en puentes y conductos comunicantes mediante los cuales las disciplinas se alimentan unas de otras, sino que son en sí mismos creadores de realidades disciplinares. Ciencia, arte y humanidades convergen en la creación de novedad transformadas por los enunciados metafóricos de la palabra poética.

Orientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
ADRIANA SANSAO FONTES

Banca
RODRIGO SAAVEDRA VENEGAS

Catalogação
2021-03-09

Apresentação
2017-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51777@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51777@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51777@4


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF