Título
[pt] AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
Título
[en] EVALUATION OF COLLABORATIVE AND COMPETITIVE STRATEGIES IN THE ORGANIC FOOD SUPPLY CHAIN
Autor
[pt] RAFAEL ANTUNES DE FREITAS
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS COLABORATIVAS
Vocabulário
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTAVEL
Vocabulário
[pt] ALIMENTOS ORGANICOS
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS COMPETITIVAS
Vocabulário
[en] COOPERATIVE STRATEGIES
Vocabulário
[en] SUSTAINABLE SUPPLY CHAIN
Vocabulário
[en] ORGANIC FOOD
Vocabulário
[en] COMPETITIVE STRATEGIES
Resumo
[pt] Este trabalho é um sumário de uma pesquisa descritiva e qualitativa que se iniciou em 2019, e que teve como base pesquisa PIBIC de 2017/2018. Foram realizados cinco estudos de casos: Sítio A Boa Terra (SP); Ecobio (RS); Orgânicos Três Picos (RJ); Sitio do Moinho (RJ) e Vale das Palmeiras, cujas informações foram pesquisadas em diversos sites disponíveis na Internet devido a restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Foram também nalisados um questionário respondido e uma transcrição de entrevistas da pesquisa PIBIC anterior. Todos os cinco proprietários estão bastante comprometidos com os valores sustentáveis da produção e alimentação orgânica. Qualidade e variedade dos produtos são estratégias competitivas valorizadas por todos os cinco negócios e também foram identificadas estratégias colaborativas eficazes dentro da cadeia de suprimento em quatro dos cinco casos.
Resumo
[en] This work is a summary of a descriptive and qualitative research that began in 2019, and which was based on a PIBIC research of 2017/2018. Five case studies were carried out: Sítio A Boa Terra (SP); Ecobio (RS); Organic Três Picos (RJ); Sitio do Moinho (RJ) and Vale das Palmeiras, whose information was searched on various sites available on the Internet due to restrictions imposed by the pandemic of COVID-19. A completed questionnaire and transcript of interviews from the previous PIBIC survey were also analyzed. All five owners are very committed to the sustainable values of production and organic food. Product quality and variety are competitive strategies valued by all five businesses and effective collaborative strategies have also been identified within the supply chain in four of the five cases.
Orientador(es)
MARCOS COHEN
Catalogação
2021-03-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51749@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51749@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51749
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF