Título
[pt] A IMPORTÂNCIA E A ESTRATÉGIA DO INVESTIMENTO NAS CATEGORIAS DE BASE DO FUTEBOL BRASILEIRO
Título
[en] THE IMPORTANCE AND STRATEGY OF INVESTMENT IN THE BASE CATEGORIES OF BRAZILIAN FOOTBALL
Autor
[pt] PEDRO HENRIQUE CHUEKE RICHTER
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA
Vocabulário
[pt] SANTOS
Vocabulário
[pt] GREMIO
Vocabulário
[pt] ATHLETICO
Vocabulário
[pt] CATEGORIA DE BASE
Vocabulário
[pt] GESTAO
Vocabulário
[pt] FLAMENGO
Vocabulário
[pt] ANALISE SWOT
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO
Vocabulário
[en] STRATEGY
Vocabulário
[en] SANTOS
Vocabulário
[en] GREMIO
Vocabulário
[en] ATHLETICO
Vocabulário
[en] YOUTH ACADEMY
Vocabulário
[en] MANAGEMENT
Vocabulário
[en] FLAMENGO
Vocabulário
[en] SWOT ANALYSIS
Vocabulário
[en] FOOTBALL
Vocabulário
[en] PLANNING
Resumo
[pt] O presente trabalho tem como principal objetivo fazer uma análise
mostrando a importância de se utilizar as categorias de base nos clubes do
futebol brasileiro como uma forma de investimento a longo prazo para servir
como estratégia para se obter uma gestão eficiente, visto que todos os times do
país sofreram e ainda sofrem de dívidas recorrente de gestões anteriores. Para
isso, foram analisados os casos de Flamengo, Athletico, Grêmio e Santos, os
quais levando em consideração essa década, tiveram casos de sucesso com
estratégias diferentes, porém utilizando as categorias de base como fator em
comum. O Flamengo reorganizou sua gestão com a ajuda da venda de
jogadores formados no clube; o Athletico utilizou seu DNA inovador como
vantagem competitiva; o Grêmio vem dando oportunidade aos garotos no time
profissional e o Santos é o time que mais faturou nos últimos anos.
Resumo
[en] The main objective of this work is to make an analysis showing the
importance of using the base categories in Brazilian football clubs as a form of
long-term investment to serve as a strategy to obtain an efficient management,
since all teams in the country suffered and still suffer from recurring debts from
previous administrations. For this, the cases of Flamengo, Athletico, Grêmio and
Santos were analyzed, which taking into account this decade, had success cases
with different strategies, but using the base categories as a common factor.
Flamengo reorganized its management with the help of selling players formed in
the club; Athletico used its innovative DNA as a competitive advantage; Grêmio
has been giving the boys an opportunity on the professional team and Santos is
the team which has earned the most in recente years.
Orientador(es)
MARCOS LOPEZ REGO
Catalogação
2021-03-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51658@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51658@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51658
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF