Título
[pt] EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO BRASILEIRO PARA MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS, A PARTIR DA VISÃO DE EMPREENDEDORES
Título
[en] ENTREPRENEURSHIP: AN ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SCENARIO FOR MICRO AND SMALL BUSINESSES, FROM THE ENTREPRENEURS PERSPECTIVE
Autor
[pt] JULIANA GUIMARAES LOURENCO
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO
Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Vocabulário
[pt] DESAFIOS
Vocabulário
[pt] EMPREENDEDOR
Vocabulário
[en] MOTIVATION
Vocabulário
[en] ENTREPRENEURSHIP IN BRAZIL
Vocabulário
[en] CHALLENGES
Vocabulário
[en] ENTREPRENEUR
Resumo
[pt] Essa pesquisa teve como objetivo identificar qual é a visão dos empreendedores brasileiros a respeito do cenário nacional para empreender. O estudo busca observar e analisar como é ser empreendedor no Brasil, quais são os maiores desafios, da onde vem a motivação diante de tantos obstáculos, assim como qual é o impacto do empreendedorismo na vida desses cidadãos. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo sido usada entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas. Foi revisada a literatura sobre empreendedorismo, características do empreendedor, motivação e sobre a conjuntura brasileira para o pequeno empresário. Os principais resultados da pesquisa sugerem que o Brasil ainda é um território com muitos obstáculos para os pequenos empreendedores. Verificou-se que são necessárias muitas mudanças, reformas e elaboração de políticas públicas. Quanto a motivação, existem fatores bem plurais que justificam tanto a continuidade como a desistência de profissionais do ramo – motivos esses que, devido a perspectivas similares, podem ser divididos em grupo.
Resumo
[en] This research aimed to identify what is the view of Brazilian entrepreneurs about the national scenario to undertake. The study seeks to observe and analyze what it is like to be an entrepreneur in Brazil, what are the biggest challenges, where motivation comes from in the face of so many obstacles,as well as what is the impact of entrepreneurship in the lives of these citizens. The methodology adopted was qualitative, making interviews, using a script of questions. The literature on entrepreneurship has been reviewed, characteristics of the entrepreneur, motivation and the Brazilian conjuncture for the small business owner. The main results of the research suggest that Brazil is still a territory with many obstacles for small entrepreneurs. It was found that many changes, reforms and public policy-making are needed. In relation to motivation, there are very plural factors for each one to continue in this career and some to give up, but these factors can be grouped together because they have similar perspectives.
Orientador(es)
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA
Catalogação
2021-03-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51635@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51635@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51635
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