Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND BEHAVIORAL FINANCE: THE PREDISPOSITION TO USE APPLICATIONS BASED ON ROBO-ADVICE ACCORDING TO INVESTOR S RISK AVERSION AND FINANCIAL EDUCATION

Título
[pt] INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: A PREDISPOSIÇÃO AO USO DE APLICATIVOS BASEADOS EM ROBO-ADVICE, DE ACORDO COM A AVERSÃO AO RISCO E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO INVESTIDOR

Autor
[pt] DANIELA CERQUEIRA LIMA G DE SOUZA

Vocabulário
[pt] AVERSAO AO RISCO

Vocabulário
[pt] CONSELHEIROS ROBOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO FINANCEIRA

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Vocabulário
[pt] FINANCA COMPORTAMENTAL

Vocabulário
[en] RISK AVERSION

Vocabulário
[en] ROBO-ADVISORS

Vocabulário
[en] FINANCIAL EDUCATION

Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE

Vocabulário
[en] BEHAVIORAL FINANCE

Resumo
[pt] O uso de aplicativos de celular baseados na inteligência artificial de robo-advisors (conselheiros robôs) que auxiliam na decisão de investimentos financeiros ainda é incipiente no Brasil frente a países desenvolvidos como os Estados Unidos. Entretanto, a sua recente chegada no país tem o potencial de transformar o meio pelo qual as pessoas realizam investimentos ao democratizar a consultoria financeira através de fácil acesso e custo reduzido. Diante desse cenário e da escassa literatura nacional sobre o tema, o presente estudo tem como objetivo investigar a intenção de adesão de brasileiros à nova ferramenta, relacionando-a aos níveis de aversão ao risco e educação financeira do potencial usuário. Foi realizada uma pesquisa exploratória com uma amostra de 145 pessoas de diferentes perfis demográficos e financeiros. Os resultados mostraram uma adesão positiva da amostra total, com maior predisposição ao uso de robo-advisors por pessoas mais jovens, com menor aversão ao risco e baixo nível de educação financeira. Esses achados trazem oportunidades para pesquisas mais aprofundadas capazes de analisar os possíveis benefícios que esses aplicativos poderão trazer para os brasileiros.

Resumo
[en] The use of smartphone applications based on artificial intelligence of robo-advisors which guide financial investments decisions is still incipient in Brazil compared to developed countries such as the United States. However, your recent arrival in Brazil has the potential to transform the way people make investments by democratizing financial consulting through easy access and low costs. Given this scenario and the insufficient amount of national literature on this subject, this study intents to investigate Brazilians intention of adoption in regards to this new tool, according to their risk aversion and financial education. An exploratory research was performed with a sample of 145 people with different demographic and financial profiles. The results showed a positive adoption of the total sample, with a higher predisposition by younger people, with lower risk aversion and lower level of financial education. These findings create opportunities for deeper researches that are able to analyze potential benefits these applications can bring to Brazilians.

Orientador(es)
MARCELO CABUS KLOTZLE

Catalogação
2021-02-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51513@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51513@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51513


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF