Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A MOBILIDADE ESPACIAL DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Título
[en] THE SPATIAL MOBILITY OF TEACHER: AN ANALYSIS OF THE PRECARIOUSNESS OF WORK

Autor
[pt] GLEYCE ASSIS DA SILVA BARBOSA

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE

Vocabulário
[pt] METROPOLIZACAO

Vocabulário
[pt] PRECARIZACAO

Vocabulário
[pt] TRABALHO DOCENTE

Vocabulário
[en] MOBILITY

Vocabulário
[en] METROPOLIZATION

Vocabulário
[en] CASUALIZATION

Vocabulário
[en] TEACHING WORK

Resumo
[pt] A reestruturação produtiva marca, dentre diversos aspectos, a intensificação global dos fluxos e a ampliação da flexibilização do trabalho. Esse processo atingiu diferentes setores, inclusive a educação mediante a mercantilização do ensino e a ascensão do neoliberalismo. Desse modo, assistimos a sucessivos cortes de verbas para o ensino público, a deterioração do sistema educacional básico, as modificações na legislação trabalhista que colaboraram para a intensificação da precarização, atingindo sobretudo os docentes. Assim, a existência de um regimento legal flexível e de sistemas diferenciados de remuneração e carga horária entre as esferas administrativas permitiu a categoria o acúmulo de empregos para alcance de salários razoáveis, o que de um lado mascarou a pauperização do trabalho e de outro corroborou para o surgimento de diversos problemas de âmbito operacional, laboral e urbano, como o intenso fluxo espacial pendular interescolas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar a mobilidade dos professores como parte do processo precarização do trabalho. Desse modo, a pesquisa dividese em uma tríade: compreender as ações que ocasionam a precarização; entender o que é a mobilidade e a sua relação com a produção do espaço; mapear a espacialidade dos fluxos intraurbanos destes indivíduos (casa-escola e interescolas) apontando sua natureza. Para melhor delimitação do tema optou-se como recorte empírico os docentes dos anos finais do ensino fundamental e médio que atuam na Microrregião Metropolitana do Rio de Janeiro, pois além de comportar grande quantitativo de professores, trata-se de uma área conurbada, constituída de fluxos pendulares que se relacionam aos arranjos populacionais derivados do processo de metropolização. Nesse sentido, escolheu-se utilizar diversas fontes estatísticas disponibilizadas pelo INEP, sobretudo os microdados do Censo Escolar para compreender a problemática na dimensão macro. Também se optou pela aplicação de questionário aos docentes para entender a percepção destes indivíduos na esfera micro, ou seja, do cotidiano.

Resumo
[en] The productive restructuring marks, among several aspects, the global intensification of flows and the expansion of work flexibility. This process reached different sectors, including education through the commercialization of teaching and the rise of neoliberalism. In this way, we have seen successive cuts in funds for public education, deterioration of the basic educational system, legal changes in labor legislation that have contributed to the intensification of precariousness, especially affecting teachers. Thus, the existence of a flexible legal regulation and differentiated systems of remuneration and workload between administrative spheres allowed the category to accumulate jobs to achieve reasonable salaries, which on the one hand masked the impoverishment of work and on the other corroborated for the emergence of several operational, labor and urban problems, such as the intense inter-school pendulum spatial flow. In this sense, the objective of this research is, therefore, to analyze the mobility of teachers as part of the precarious work process. Thus, the research is divided into a triad: to understand the actions that cause precariousness; understand what mobility is and its relationship with the production of space; map the spatiality of intra-urban flows of these individuals (home-school and inter-school) pointing out their nature. For a better definition of the theme, the empirical approach was chosen by teachers from the final years of elementary and high school who work in the Metropolitan Micro- Region of Rio de Janeiro, because in addition to having many teachers, it is a conurbated area, consisting of pendulum flows that relate to population arrangements derived from the metropolization process. In this sense, it was chosen to use several statistical sources made available by INEP, especially the microdata from the School Census to understand the problem in the macro dimension. It was also chosen to apply a questionnaire to teachers to understand the perception of these individuals in the micro sphere, that is, in the everyday.

Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Banca
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES

Banca
ROBERTO MARQUES

Banca
EDUARDO JOSE PEREIRA MAIA

Catalogação
2021-01-18

Apresentação
2020-11-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51275@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51275


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF