Título
[en] FIELDWORK AS A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: DIALOGUES WITH THE PERSPECTIVE OF GEO SPATIAL THINKING
Título
[pt] O TRABALHO DE CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO GEO ESPACIAL
Autor
[pt] LEYDIANE PAULA DA SILVA
Vocabulário
[pt] TRABALHO DE CAMPO
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO GEO ESPACIAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO GEOGRAFICA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE GEOGRAFIA
Vocabulário
[en] FIELD WORK INVESTIGATION
Vocabulário
[en] SPATIAL GEO THINKING
Vocabulário
[en] GEOGRAPHIC EDUCATION
Vocabulário
[en] GEOGRAPHY TEACHING
Resumo
[pt] Ao longo da história da Geografia, o trabalho de campo se apresentou como uma importante metodologia na construção e na produção do conhecimento geográfico. Sua contribuição, também pode ser observada nos processos de desenvolvimento do ensino–aprendizado relacionado à educação básica. Como metodologia de ensino, o trabalho de campo pode ampliar as possibilidades de construção do pensamento crítico e pode permitir um contato maior com a realidade, possibilitar a relação entre a teoria e o real. Nesse sentido, pensando o trabalho de campo como uma metodologia a qual possibilita a construção do saber geográfico, esta pesquisa apresenta como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica. Dessa forma, procuramos analisar, a partir da aplicação de um questionário on-line, como os docentes de geografia consideram a sua utilização para o desenvolvimento do ensino da disciplina de geografia na educação básica. Ainda buscamos, a partir da perspectiva docente, investigar uma possível relação entre os princípios fundadores do pensamento espacial e o trabalho de campo, e como este pode ser utilizado como uma possibilidade do ensino relacionado à construção do pensamento espacial na educação básica no ensino de geografia.
Resumo
[en] Throughout the history of Geography, fieldwork has presented itself as an important methodology in the construction and production of geographic knowledge. Their contribution can also be seen in the teaching-learning development processes related to basic education. As a teaching methodology, fieldwork can expand the possibilities of building critical thinking and can allow greater contact with reality, enabling the relationship between theory and reality. In this sense, thinking of fieldwork as a methodology that enables the construction of geographic knowledge, this research aims to analyze the role of fieldwork as a methodology that contributes to the construction and development of spatial thinking in the education of students in basic school. Thus, we seek to analyze, using an on-line questionnaire, how geography teachers consider their use for the development of teaching geography in basic education. We still seek, from the teaching perspective, to investigate a possible relationship between the founding principles of spatial thinking and fieldwork, and how it can be used as a possibility of teaching related to the construction of spatial thinking in basic education in geography teaching.
Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Coorientador(es)
ANA BRASIL MACHADO
Banca
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Banca
ANA BRASIL MACHADO
Banca
FABIO TADEU DE MACEDO SANTANA
Banca
ANDRE LUIZ BEZERRA DA SILVA
Catalogação
2021-01-14
Apresentação
2020-11-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51262
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF