Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O METRÔ DE MOSCOU: REALIDADE E FICÇÃO EM ORIGENS DO TOTALITARISMO DE HANNAH ARENDT

Título
[en] THE MOSCOW S METRO: REALITY AND FICTION IN HANNAH ARENDT S ORIGINS OF TOTALITARIANISM

Autor
[pt] RODRIGO FAMPA NEGREIROS LIMA

Vocabulário
[pt] TEORIA POLITICA

Vocabulário
[pt] TOTALITARISMO

Vocabulário
[pt] HISTORIA CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] HANNAH ARENDT

Vocabulário
[pt] TEORIA DA HISTORIA

Vocabulário
[en] THEORY POLITICS

Vocabulário
[en] TOTALITARIANISM

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY HISTORY

Vocabulário
[en] HANNAH ARENDT

Vocabulário
[en] THEORY OF HISTORY

Resumo
[pt] A presente tese propõe como chave de leitura de Origens do totalitarismo, de Hannah Arendt, a análise de seus personagens, que não poderiam ser mais variados: judeus, antissemitas, artistas, intelectuais, comerciantes, políticos, aventureiros, charlatões, pais de família, assassinos e líderes populares como Hitler e Stálin. Numa obra de tamanho fôlego e que trata de assuntos tão complexos como antissemitismo, imperialismo e o próprio totalitarismo, parece improvável que tantos tipos humanos envolvidos possam ser tratados sob termos comuns. O argumento da tese mostra que para Arendt as diferenças são menos determinantes do que um traço comum a todos aqueles homens: a incapacidade cada vez maior de discernir realidade de ficção. Assim, a tese procura tratar do que parece ser um poderoso argumento antropológico com óbvias implicações para a teoria da história.

Resumo
[en] The current thesis works on Hannah Arendt s The Origins of totalitarianism by analyzing its characters, who could not be more varied: Jews, anti-Semites, artists, intellectuals, businessmen, politicians, adventurers, charlatans, heads of families, assassins and leaders like Hitler and Stalin. In work of such weight where complex issues like anti-Semitism, imperialism, and totalitarianism take place, it seems unlikely that the many human types involved could be considered under common terms. The thesis arguments that Arendt manages to do so by considering such differences less determinant than a common trace shared by all those men: the ever-growing incapacity to discern fiction from reality. Thus, the thesis works on what seems to be a powerful anthropological argument with inevitable implications to theory of history.

Orientador(es)
MARCELO GANTUS JASMIN

Banca
MARCELO GANTUS JASMIN

Banca
EDUARDO JARDIM DE MORAES

Banca
HELOISA MARIA MURGEL STARLING

Banca
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE

Banca
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA

Catalogação
2021-01-12

Apresentação
2020-11-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51240@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51240@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51240


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF