Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Título
[en] SO, TEACHER? WHERE WERE THE WOMEN?: REPORTS OF EXPERIENCES IN HISTORY CLASSES IN THE 9TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL: A DIDACTIC PROPOSAL FOR DECONSTRUCTING THE IDEA OF SEXUAL DIVISION OF LABOR

Autor
[pt] PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] FAMILIA

Vocabulário
[pt] RELACAO DE GENERO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] TRABALHO

Vocabulário
[pt] MULHER

Vocabulário
[en] FAMILY

Vocabulário
[en] GENDER RELATION

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] WORK

Vocabulário
[en] WOMAN

Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta os relatos das experiências e práticas oriundas das propostas de atividades didáticas desenvolvidas nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental, que visam compreender a dinâmica interrelacional entre a mulher, a família e o trabalho. Considerando os conteúdos pertinentes a esse ano de escolaridade trabalhados em sala, a participação e envolvimento femininos nos diferentes processos históricos, assim como seus feitos, foram destacados de modo a elevar o entendimento discente ao status analítico e reflexivo. Desta forma, capaz de promover compreensão acerca dos desdobramentos sociopolíticos, culturais e econômicos tecidos nesses mesmos cenários, de acordo com as proposições desta dissertação. Tendo como estratégia a exibição de filmes que apresentam uma abordagem voltada às condições de trabalho e não reconhecimento desse enquanto elemento fundamental ao desenvolvimento e estruturação socioeconômica, as atividades laborais femininas, profissionais e domésticas foram analisadas a fim de trazer luz acerca do protagonismo e produções femininas, tanto no espaço público, quanto no privado, levando em consideração a concomitância e relevância dessa dupla atuação por parte das mulheres. As aulas ministradas a partir da narrativa protagonista da mulher, assim como as reflexões e debates realizados, viabilizaram, de modo estratégico, a desconstrução e desnaturalização da ideia de atividades exclusivamente masculinas e femininas, sob a ótica da tradicional divisão sexual do trabalho. Neste sentido, este estudo buscou promover a transformação e reestruturação das ideias e conceitos oriundos da construção cultural dos sistemas patriarcais.

Resumo
[en] This master s thesis presents the reports of the experiences and practices arising from the proposed didactic activities developed in History classes in the 9th grade of Elementary School, which aim to understand the interrelational dynamics between women, family and work. Considering the contents pertinent to this school year worked in class, female participation and involvement in the different historical processes, as well as their achievements, were highlighted in order to raise the student s understanding to the analytical and reflective status. Thus, able to promote understanding about the socio-political, cultural and economic developments woven in these same scenarios, according to the propositions of this master s thesis. Having as a strategy the exhibition of films that present an approach focused on working conditions and not recognizing it as a fundamental element in the socioeconomic development and structuring, the female professional and domestic work activities were analyzed in order to shed light on the female protagonism and female productions, both in public and private spaces, taking into account the concomitance and relevance of this double performance on the part of women. The classes taught from the woman s protagonist narrative, as well as the reflections and debates carried out, made it possible, in a strategic way, to deconstruct and denaturalize the idea of exclusively male and female activities, under the perspective of the traditional sexual division of labor. Therefore, promoting the transformation and restructuring of ideas and concepts arising from the cultural construction of patriarchal systems.

Orientador(es)
LARISSA ROSA CORREA

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
LARISSA ROSA CORREA

Banca
LUCIANA PUCU WOLLMANN DO AMARAL

Catalogação
2020-12-29

Apresentação
2020-08-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51058


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF