Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OS HOMENS-ASA: EM BUSCA DA SENSIBILIDADE POÉTICA NO SURREALISMO PORTUGUÊS: AS IMAGENS EM ESTUDO

Título
[en] THE WING-MEN: IN SEARCH OF POETIC SENSITIVITY IN PORTUGUESE SURREALISM: A STUDY OF IMAGES

Autor
[pt] CLELIO TOFFOLI JUNIOR

Vocabulário
[pt] POESIA

Vocabulário
[pt] IMAGEM SURREALISTA

Vocabulário
[pt] POESIA PORTUGUESA

Vocabulário
[pt] POESIA SURREALISTA

Vocabulário
[pt] SURREALISMO PORTUGUES

Vocabulário
[pt] IMAGEM POETICA

Vocabulário
[pt] SURREALISMO

Vocabulário
[en] POETRY

Vocabulário
[en] SURREALIST IMAGE

Vocabulário
[en] PORTUGUESE POETRY

Vocabulário
[en] SURREALIST POETRY

Vocabulário
[en] PORTUGUESE SURREALISM

Vocabulário
[en] POETIC IMAGERY

Vocabulário
[en] SURREALISM

Resumo
[pt] A presente dissertação tem como objeto central de estudo a poesia produzida no âmbito do surrealismo português (1949-1953), com ênfase na busca por uma sensibilidade específica que identifica uma poética estruturada e realizada no interior do projeto surrealista em Portugal. Em um breve primeiro momento, o trabalho se volta para a análise do contexto histórico de surgimento e desenvolvimento do movimento. A seguir, privilegia-se a oposição entre surrealismo e racionalismo e as suas implicações estéticas, sociais e políticas. Posteriormente apresenta-se um estudo das imagens na poesia surrealista de modo geral, a fim de estabelecer paradigmas teóricos dessa imagética, em conjunto com as características constituintes do surrealismo português. Como desdobramento, faz-se o estudo das imagens produzidas a partir da análise de inúmeros poemas e de um manifesto. Além de Mário Cesariny de Vasconcelos, outros poetas com participação ativa no movimento são trazidos para as elaborações analíticas apresentadas. A hipótese principal é a de que a produção de imagens, como produção de pensamento, adquire grande centralidade na produção da uma sensibilidade artística específica, denominada surrealista.

Resumo
[en] This dissertation has as its central object of study the poetry produced within the scope of Portuguese surrealism (1949-1953), with an emphasis on the search for a specific sensitivity that identifies a poetics structured and carried out within the surrealist project in Portugal. In a brief first moment, the work turns to the analysis of the historical context of the movement s emergence and development. Next, the opposition between surrealism and rationalism and its aesthetic, social and political implications are privileged. Subsequently, a study of images in surrealist poetry is presented in general, in order to establish theoretical paradigms of this imagery, together with the constituent characteristics of Portuguese surrealism. As an unfolding, the study of images produced from the analysis of countless poems and a manifesto is made. In addition to Mário Cesariny de Vasconcelos, other poets with active participation at the movement are brought to the analytical elaborations presented. The main hypothesis is that the production of images, as a production of thought, acquires great centrality in the production of a specific artistic sensitivity, called surrealist.

Orientador(es)
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO

Banca
SOFIA MARIA DE SOUSA SILVA

Banca
LUIS MAFFEI

Catalogação
2020-12-29

Apresentação
2020-05-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51043@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51043@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51043


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF