Título
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
Título
[en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS
Autor
[pt] MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES
Vocabulário
[pt] CEARA
Vocabulário
[pt] EEEP
Vocabulário
[pt] TEMPO INTEGRAL
Vocabulário
[pt] ESTUDO LONGITUDINAL
Vocabulário
[pt] ENSINO MEDIO
Vocabulário
[en] CEARA
Vocabulário
[en] EEEP
Vocabulário
[en] FULL-TIME SCHOOLING
Vocabulário
[en] LONGITUDINAL STUDY
Vocabulário
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
Resumo
[pt] tese – Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Um estudo longitudinal sobre o efeito das escolas EEEP – teve por objetivo desenvolver um estudo sobre valor agregado de escolas cearenses de ensino médio, em tempo integral. Para isso, utilizou dados de avaliações do SPAECE, realizadas no período de 2008 a 2011. Nesse intervalo de quatro anos, foi possível realizar um recorte longitudinal, pois foram avaliados o nono EF em 2008, o primeiro EM em 2009, o segundo EM em 2010 e o terceiro EM em 2011. A escolha dessa amostra resultou em mais de 40 mil casos e gerou dados longitudinais apropriados para medir o efeito-escola, permitindo investigar o impacto das escolas na aprendizagem dos alunos. A existência de dados longitudinais permitiu evidenciar que os resultados dos alunos estão relacionados às experiências adquiridas ao longo do Ensino Médio. O efeito-escola atestado foi medido com o auxílio de modelos hierárquicos de regressão – modelos de trajetória, considerando a estruturação temporal e a estrutura multinível dos dados educacionais coletados.
Resumo
[en] The Thesis Full Time High School in Ceará: A longitudinal study on the effect of EEEP schools, aimed to develop on a study on the value added of Ceará high school, full time. For this, we used data from SPAECE evaluations, carried out from 2008 to 2011. In this four-year interval it was possible to perform a longitudinal cut, as it was evaluated the 9th EF in 2008, the 1st EM in 2009, the 2nd MS in 2010 and the 3rd MS in 2011. The choice of this sample resulted in over 40,000 cases and generated appropriate longitudinal data to measure the school effect, allowing to investigate the impact of schools on student learning. The existence of longitudinal data showed that the students results are related to the experiences acquired during high school. The attested school effect was measured with the help of hierarchical regression models - trajectory models, considering the temporal structure and the multilevel structure of the collected educational data.
Orientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Banca
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
Banca
CARMILVA DE SOUZA FLORES
Banca
MAURICIO HOLANDA MAIA
Catalogação
2020-12-28
Apresentação
2020-02-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51031@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51031
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF