Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE

Título
[pt] ARQUITETURA REVELADA PELO CINEMA: O FILME COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA ARQUITETURA

Autor
[pt] RODRIGO SERAFINO DA CRUZ

Vocabulário
[pt] FENOMENOLOGIA

Vocabulário
[pt] ESPACO

Vocabulário
[pt] ARQUITETURA

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[en] PHENOMENOLOGY

Vocabulário
[en] SPACE

Vocabulário
[en] ARCHITECTURE

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] MOVIE

Resumo
[pt] A pesquisa se propõe a analisar como o cinema poderia transcrever a experiência vivenciada nos espaços e ajudar a desvelar a arquitetura em outras camadas que não apenas técnicas, formais e objetivas. Para isso, recorre ao curta-metragem Sizígia (2012), no qual a arquitetura não é apenas um tema abordado, mas parte fundamental de sua configuração. O curta-metragem do pesquisador Luis Urbano se insere no âmbito acadêmico de análise da arquitetura e foi filmado no projeto Piscina das Marés (1959-65) do arquiteto português Álvaro Siza. Em Sizígia, a imagem em movimento foi encarada não apenas como representação da arquitetura, mas como forma de investigação do espaço, explorando suas qualidades e seu potencial narrativo. O cinema, como uma forma de expressão, busca contar os enredos da vida vivida nos lugares por meio da imagem em movimento, conectando os dilemas da vida humana à arquitetura. Sua linguagem acaba por captar eventos, vinculando-os ao espaço e, como consequência, sua narrativa revela a arquitetura onde o enredo da vida se dá. Nesse sentido, a pesquisa busca no cinema um meio alternativo de investigação e representação da arquitetura.

Resumo
[en] The research aims to analyze how cinema could transcribe the experience lived in spaces and help to unveil architecture in layers other than just technical, formal and objective. For this, it uses the short film Sizígia (2012), in which architecture is not only an approached topic, but a fundamental part of its configuration. The short film by researcher Luis Urbano falls within the academic scope of architecture analysis and was filmed in the project Piscina das Marés (1959-65) by Portuguese architect Álvaro Siza. In Sizígia, the moving image was seen not only as a representation of architecture, but as a way of investigating space, exploring its qualities and its narrative potential. Cinema, as a form of expression, seeks to tell the plots of life lived in places through the moving image, connecting the dilemmas of human life to architecture. His language ends up capturing events, linking them to space and, as a consequence, his narrative reveals the architecture where the plot of life takes place. In this sense, research seeks in cinema an alternative means of investigation and representation of architecture.

Orientador(es)
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
FABIOLA DO VALLE ZONNO

Banca
FERNANDO ESPOSITO GALARCE

Catalogação
2020-12-18

Apresentação
2020-05-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50926


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF