Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] LOCI AND NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE: A PROPOSAL FOR ACTIVITIES FROM THE PERSPECTIVE OF VAN HIELE MODEL

Título
[pt] LUGARES GEOMÉTRICOS E PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DO MODELO VAN HIELE

Autor
[pt] BRUNO DE ASSIS XARIFA

Vocabulário
[pt] GEOMETRIA

Vocabulário
[pt] PONTOS NOTAVEIS DO TRIANGULO

Vocabulário
[pt] LUGARES GEOMETRICOS NO PLANO

Vocabulário
[pt] VAN HIELE

Vocabulário
[en] GEOMETRY

Vocabulário
[en] NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE

Vocabulário
[en] LOCI IN THE PLANE

Vocabulário
[en] VAN HIELE

Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de atividades para o ensino dos conteúdos de lugares geométricos e pontos notáveis do triângulo, sendo aplicados no oitavo e nono ano escolares, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades possuem como base metodológica a teoria elaborada pelo casal de matemáticos Dina van Hiele-Geldof e Pierre van Hiele, a qual demonstra as relações que aquela metodologia possui com o Construtivismo, ao possuir as principais características das teorias pedagógicas de Piaget, Vygotsky e Ausubel. Tal escolha baseia-se especialmente no fato da teoria ter sido desenvolvida para o ensino de geometria. Além disso, este trabalho discorre sobre as definições e propriedades dos elementos geométricos que serão os objetos das práticas propostas. Estas são orientadas por meio de roteiros que exploram, sob a metodologia adotada, diferentes registros semióticos. A execução de algumas atividades fomenta, por um lado, a manipulação de materiais concretos, e por outro, o uso de tecnologia, no caso, o software de geometria dinâmica Geogebra para realização das construções geométricas. Estas atividades buscam cativar o interesse do aluno pelo processo de descoberta na geometria.

Resumo
[en] The main objective of this project is to propose activities for the teaching of geometric locations and notable points of the triangle, being applied at the eighth and ninth years of elementary school, as provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). The activities have as methodological basis the theory elaborated by the mathematician couple Dina van Hiele-Geldof and Pierre van Hiele, which demonstrates the relationship that that methodology has with Constructivism, by having the main characteristics of the pedagogical theories of Piaget, Vygotsky and Ausubel. This choice is based especially on the fact that the theory was developed for the teaching of geometry. In addition, this work discusses the definitions and properties of the geometric elements that will be the objects of the proposed practices. These are guided by scripts that explore, under the adopted methodology, different semiotic records. The execution of some activities encourages, on the one hand, the manipulation of concrete materials, and on the other, the use of technology, in this case, the Geogebra dynamic geometry software for the realization of geometric constructions. These activities seek to captivate the student s interest in the process of discovering geometry.

Orientador(es)
MARCOS CRAIZER

Coorientador(es)
ANDERSON REIS DE VARGAS

Banca
SINESIO PESCO

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
ANDERSON REIS DE VARGAS

Banca
DANIEL FELIPE NEVES MARTINS

Catalogação
2020-12-17

Apresentação
2020-09-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50903


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF