Título
[pt] EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
Título
[en] FINANCIAL EDUCATION: AN APPROACH IN MIDDLE SCHOOL - FINAL YEARS
Autor
[pt] VANESSA RODRIGUES TINOCO
Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO FINANCEIRA
Vocabulário
[pt] ATIVIDADE
Vocabulário
[pt] MATEMATICA FINANCEIRA
Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL
Vocabulário
[en] FINANCIAL EDUCATION
Vocabulário
[en] ACTIVITY
Vocabulário
[en] FINANCE MATHEMATICS
Resumo
[pt] Esta dissertação traz como eixo central propostas de atividades que contextualizam a teoria da matemática financeira com sua prática através da educação financeira com o objetivo despertar nos alunos o interesse pelo tema para que eles construam os conhecimentos necessários para a tomada consciente de decisões financeira e seu planejamento financeiro individual. As atividades foram aplicadas em turmas de 8 ano e 9 ano do segundo segmento do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal e uma escola da rede pública estadual, todas localizadas no município de São Gonçalo. Apresentamos os conceitos e fundamentos da matemática financeira e da educação financeira necessários para discussão das atividades. Os resultados das aplicações das atividades foram discutidos no capítulo 4 e finalizamos com considerações finais acerca do tema. Espera-se que este trabalho possa colaborar com as práticas de outros docentes engajados na educação básica, comprometidos com a promoção de um ensino significativo e de qualidade para seu discente.
Resumo
[en] This dissertation brings as its central axis proposals for activities that contextualize the theory of financial mathematics with its practice through financial education with the aim of arousing student s interest in the topic so that they build the necessary knowledge for conscious financial decision-making and planning individual financial. The activities were applied in classes of 8th grade and 9th grade of Middle School in three public schools, all located in the county of São Gonçalo. We present the concepts and foundations of financial mathematics and financial education that are essential to discuss activities. The results of the applications of the activities were discussed in chapter 4 and we finish with final considerations on the theme. It is expected that this work collaborates with the practices of other teachers engaged in basic education, committed to the promotion of meaningful and quality teaching for their students.
Orientador(es)
MARCOS CRAIZER
Banca
DIRCE UESU PESCO
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Catalogação
2020-12-16
Apresentação
2020-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50884@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50884@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50884
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF