Título
[pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
Título
[en] GIRL S COMPULSORY SCHOOL ABANDONMENT: REPRODUCTIVE WORK AND DOMESTIC WORK IN MODERNITY/COLONIALITY
Autor
[pt] FLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL
Vocabulário
[pt] RACISMO
Vocabulário
[pt] ABANDONO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] TRABALHO REPRODUTIVO
Vocabulário
[pt] TRABALHO DOMESTICO
Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE
Vocabulário
[en] RACISM
Vocabulário
[en] SCHOOL ABANDONMENT
Vocabulário
[en] REPRODUCTIVE WORK
Vocabulário
[en] DOMESTIC WORK
Vocabulário
[en] COLONIALITY
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objetivo analisar as especificidades do dito abandono escolar de meninas da rede pública de ensino. A partir do diálogo com autoras/es feministas, descoloniais e antirracistas, buscamos deflagrar as persistências da lógica colonial, essencialmente racista e patriarcal, na modernidade/colonialidade e seus efeitos na vida de meninas e mulheres das classes subalternizadas. Analisamos que a produção do fracasso e/ou do abandono escolar de meninas, assim como o de meninos, na maioria das vezes tem relação com as desigualdades econômicas e raciais que estruturam nossa sociedade. No entanto, no caso das meninas, por terem historicamente, pela ordem patriarcal, suas capacidades reprodutivas e sexuais como alvo de controle e exploração, seu afastamento da escola apresenta razões peculiares. Elas se relacionam com divisão sexual do trabalho, que coloca o trabalho reprodutivo e o trabalho doméstico como funções naturais e prioritárias do denominado sexo feminino, posicionando outras atividades em lugar de menor importância. Operando na colonialidade, a educação também pode desempenhar um papel importante neste processo. Ao (re)produzir discursos e práticas que reforçam os papéis sexuais, perpetua a ideia de que a escolarização é secundária para as meninas, contribuindo para o abandono escolar.
Resumo
[en] This research aims to analyze the specificities of the so-called school abandonment of girls from the public school system. Based on the dialogue with feminist, decolonial and anti-racist authors, we seek to trigger the persistence of colonial logic, essentially racist and patriarchal, in modernity/coloniality and its effects on the girls and women from subalternized classes lives. We analyze that girls failure and / or abandonment, as well as boys, are most often the product of the economic and racial inequality that structures our society. However, in the case of girls, who historically have, in the patriarchal order, their reproductive and sexual capacities as a target for control and exploitation, their withdrawal from school has peculiar reasons. They are related to the sexual division of labor, which places reproductive work and domestic work as natural and priority functions of the so-called female sex, placing any other activity in a less important place. Operating in coloniality, education can also have an important role in this process. By (re)producing discourses and practices that reinforce sexual roles, it perpetuates the idea that schooling is secondary for girls, contributing to school abandonment.
Orientador(es)
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
Banca
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
Banca
SONIA MARIA GIACOMINI
Banca
ARIANE REGO DE PAIVA
Banca
GIOVANNA MARAFON
Banca
CLAUDIA FREIRE VAZ
Catalogação
2020-12-10
Apresentação
2020-03-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50737
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF