Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FOTOLIVRO COMO MONTAGEM: FENÔMENOS DE JUSTAPOSIÇÃO EISENSTEINIANA

Título
[en] PHOTOBOOK AS MONTAGE: EISENSTEINIAN JUXTAPOSITION PHENOMENA

Autor
[pt] ANA PAULA VITORIO DA COSTA

Vocabulário
[pt] LIVRO

Vocabulário
[pt] SILENT BOOK

Vocabulário
[pt] VIAGEM PELO FANTASTICO

Vocabulário
[pt] EISENSTEIN

Vocabulário
[pt] LIVRO FOTOGRAFICO

Vocabulário
[pt] FOTOLIVRO

Vocabulário
[pt] ANOTACAO

Vocabulário
[pt] MONTAGEM

Vocabulário
[pt] SAO PAULO

Vocabulário
[pt] AMAZONIA

Vocabulário
[pt] FOTOGRAFIA

Vocabulário
[en] BOOK

Vocabulário
[en] SILENT BOOK

Vocabulário
[en] EISENSTEIN

Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHIC BOOK

Vocabulário
[en] PHOTOBOOK

Vocabulário
[en] ANNOTATION

Vocabulário
[en] MONTAGE

Vocabulário
[en] SAO PAULO

Vocabulário
[en] AMAZON

Vocabulário
[en] PHOTOGRAPHY

Resumo
[pt] Livros particularizados pela importância e predomínio da fotografia são frequentemente definidos como livros fotográficos ou fotolivros. São fenômenos caracterizados principalmente pela maneira como relacionam as imagens fotográficas entre si e com outros sistemas de signos (texto verbal, pintura, desenho, tipografia, projeto gráfico etc.), e pela forma como exploram a materialidade do livro. Em nossa tese, a montagem é o princípio por meio do qual os livros fotográficos são construídos e estruturados. Ela consiste no principal processo que regula as relações entre as partes que compõem essas obras. Quatro importantes fotolivros brasileiros, publicados na segunda metade do século XX, são observados nesta pesquisa. São eles Viagem pelo Fantástico, de Boris Kossoy (1971); Amazônia, de Claudia Andujar & George Love (1978); São Paulo Anotações, de George Love (1982); e Silent Book, de Miguel Rio Branco (1997). Utilizamos a teoria eisensteiniana para descrever esses trabalhos e verificamos que, como um princípio, a montagem pode ser observada, em vários níveis, como reguladora das relações que estruturam os fotolivros. Cada imagem fotográfica ocorre como uma montagem e, por sua vez, participa das justaposições que acontecem nas páginas, dípticos e trípticos. As partes que definem a obra, sequenciadas, atuam umas sobre as outras obedecendo a princípios semelhantes em novas escalas. O processo ocorre sucessivamente e produz a obra como uma imagem (no sentido proposto por Eisenstein).

Resumo
[en] Books particularized by the importance and predominance of photography are often defined as photographic books or photobooks. They are phenomena characterized mainly by the way they relate photographic images to each other and to other sign systems (verbal text, painting, drawing, typography, graphic design, etc.), and by the way they explore the materiality of the book. In our thesis, montage is the principle by which photographic books are built and structured. It is the main process regulating the relations between the parties of these works. Four important Brazilian photographic books, published in the second half of the 20th century, are observed in this research. They are Viagem pelo Fantástico [Journey into the Fantastic], by Boris Kossoy (1971); Amazônia, by Claudia Andujar and George Love (1978); São Paulo Anotações [São Paulo Notes], by George Love (1982); and Silent Book, by Miguel Rio Branco (1997). We describe and analyze these works according to Eisenstein s theory. We verify that, as a principle, the montage can be observed structuring these photobooks in several levels. Each photographic image works as montage and, in turn, it participates in the juxtapositions on the pages, diptychs and triptychs. Sequenced, the parts defining the work act on each other obeying similar principles at new scales. This process occurs successively and produces the work as an image (in the sense proposed by Eisenstein).

Orientador(es)
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Coorientador(es)
ALVARO JOAO MAGALHAES DE QUEIROZ

Banca
MARIA TERESA FERREIRA BASTOS

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
ALVARO JOAO MAGALHAES DE QUEIROZ

Banca
DANIELA NERY BRACCHI

Catalogação
2020-12-09

Apresentação
2020-06-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50697@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50697@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50697


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF