Título
[pt] COTIDIANO ENSAIADO
Autor
[pt] BERNARDO TAVARES E SILVA COSTA
Vocabulário
[pt] FICCAO
Vocabulário
[pt] ELIANE CAFFE
Vocabulário
[pt] ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Vocabulário
[pt] ATOR NAO PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] ENCENACAO
Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO
Resumo
[pt] Este artigo tem por intuito explorar uma suposta hibridização de gêneros cinematográficos presente no cinema nacional contemporâneo, ou seja, filmes que mesclam a ficção e o documentário. Para entender essa interseção de gêneros, a pesquisa teve como base o conceito de encenação dentro de uma lógica documental, uma vez que o uso de cenas em certo grau construídas ocupa um importante lugar na tradição documentária mundial. A partir da análise do longa Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2016), buscou-se entender como o processo de feitura do filme e direção de cena dos atores influencia na estética final do projeto, seja ela documental, ficcional ou, de fato híbrida.
Catalogação
2020-11-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50505@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.50505
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF