Título
[pt] CANÇÕES SEM PALAVRAS, DE FELIX MENDELSSOHN: UM EXPERIMENTO ESCRITURAL MULTIARTÍSTICO
Título
[en] FELIX MENDELSSOHN SONGS WITHOUT WORDS: A MULTIARTISTIC EXPERIMENT
Autor
[pt] MARCUS SANTOS MOTA
Vocabulário
[pt] PERFORMANCE
Vocabulário
[pt] ARTES EM CONTATO
Vocabulário
[pt] CANCOES SEM PALAVRAS
Vocabulário
[pt] FELIX MENDELSSOHN
Vocabulário
[en] PERFORMANCE
Vocabulário
[en] INTER-ARTS
Vocabulário
[en] SONGS WITHOUT WORDS
Vocabulário
[en] FELIX MENDELSSOHN
Resumo
[pt] Na primeira metade do século XIX, o compositor alemão Felix Mendelssohn publicou uma série de peças para piano solo denominada Canções sem Palavras. A discussão sobre o experimento de Mendelssohn acarreta reflexões sobre as relações entre texto, música e artes em contato. A partir da ideia de livro como modelagem do mundo, este artigo explicita implicações estéticas e performativas deste experimento.
Resumo
[en] In the first half of the 19th century, the German composer Felix Mendelssohn pub-lished a series of pieces for solo piano called Songs without Words. The discussion about Mendelssohn s experiment leads to reflections on the relationships between text, music and arts in contact. Based on the idea of a book as modeling the world, this article explains the aesthetic and performative implications of this experiment.
Catalogação
2020-11-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50455@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50455@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF