Título
[en] DESIGN AND INTERGENERATIONAL RELATIONSHIPS: PROJECTING HEALTHY AGING THROUGH COMPLEMENTARY ACTIVITIES
Título
[pt] DESIGN E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: PROJETANDO O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAS UNIVERSIDADES
Autor
[pt] GABRIELA SILVEIRA BARBOSA
Vocabulário
[pt] ENVELHECIMENTO
Vocabulário
[pt] ATIVIDADES INTERGERACIONAIS
Vocabulário
[pt] ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Vocabulário
[pt] INTERGERACIONALIDADE
Vocabulário
[pt] DESIGN SOCIAL
Vocabulário
[pt] LONGEVIDADE
Vocabulário
[pt] DESIGN THINKING
Vocabulário
[pt] GERACOES
Vocabulário
[pt] DESIGN DE SERVICO
Vocabulário
[pt] SOCIABILIDADE
Vocabulário
[en] AGING
Vocabulário
[en] INTERGENERATIONAL ACTIVITIES
Vocabulário
[en] COMPLEMENTARY ACTIVITY
Vocabulário
[en] INTERGENERATIONALITY
Vocabulário
[en] SOCIAL DESIGN
Vocabulário
[en] LONGEVITY
Vocabulário
[en] DESIGN THINKING
Vocabulário
[en] GENERATIONS
Vocabulário
[en] SERVICE DESIGN
Vocabulário
[en] SOCIABILITY
Resumo
[pt] O presente trabalho relaciona três eixos temáticos, sob a ótica do Design Social: (1) relações intergeracionais; (2) atividades complementares em instituições de ensino superior; e (3) promoção da longevidade com qualidade. Nele, se considera o crescente e acelerado fenômeno do envelhecimento e o fato de que os universitários dos dias de hoje vão atuar profissionalmente para uma população predominantemente idosa. Seu objetivo é contribuir com métodos e estudos que possibilitem a criação de projetos, que possam atender às necessidades e anseios dos maiores de 60 anos, através de atividades complementares intergeracionais nas universidades, tendo em vista a obrigatoriedade dessas atividades complementares nos cursos de graduação –prevista na legislação brasileira (Parecer número 67 do CNE/CES) –bem como a aceitação e valorização do público sênior frente ao ambiente universitário. Para tanto, o percurso metodológico foi orientado pela etapa de exploração do design de serviços, considerando os processos de revisão bibliográfica relacionada aos eixos temáticos, assim como a aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários elaborados para identificação dos pontos de interseção entre idosos e jovens universitários. Com os resultados obtidos foram criadas personas, e idealizadas possíveis atividades complementares nos cursos de Design, Psicologia e Comunicação. A pesquisa indicou a pertinência dessas ações, na medida em que aproximam os estudantes de uma questão social latente e de grande valia para seu futuro profissional, auxiliando, ainda, a integração social em prol da troca de conhecimentos e da quebra de preconceitos, resultando, por fim, em novos estudos, possibilidades e caminhos capazes de trazer soluções para algumas das demandas do público sênior.
Resumo
[en] The present work lists three thematic axes, from the perspective of social design: (1) intergenerational relationships; (2) complementary activities in higher education institutions; and (3) promoting longevity with quality. It considers the growing and accelerated aging phenomenon and the fact that today s university students will work professionally for a predominantly elderly population. Its objective is to contribute with solutions to meet the needs and desires of those over 60 years of age through complementary intergenerational activities at universities, in view of the mandatory nature of these activities in undergraduate courses, provided for in Brazilian legislation (Parecer number 67 of the CNE / CES) and the acceptance and appreciation of the senior public in the university environment. To achieve it, the methodological path was guided by the service design exploration stage and considers as methods the bibliographic review related to the thematic axes, as well as the application of semi-structured interviews and questionnaires designed to identify the points of intersection between elderly and young university students. With the results obtained, complementary activities were devised in the courses of Design, Psychology and Communication. The research proved the relevance of these actions to the extent that it brings students closer to a latent social issue that is of great value to their professional future, also helping social integration in favor of the exchange of knowledge and the breaking of prejudices, resulting, finally, in the increase of self-esteem of those over 60 years.
Orientador(es)
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
Coorientador(es)
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Banca
LUIZA NOVAES
Banca
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
Banca
FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Banca
CARLA MARTINS CIPOLLA
Catalogação
2020-11-12
Apresentação
2020-04-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50300@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50300@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50300
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF