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Título
[pt] GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E DE RESULTADO E IMPACTOS NO DESEMPENHO DO NEGÓCIO

Título
[en] KNOWLEDGE MANAGEMENT IN THE BRAZILIAN COMPANIES: RELATIONSHIP BETWEEN ENTERPRISE STRATEGY, COMPETENCY AND RESULT MANAGEMENT, AND IMPACTSON BUSINESS PERFORMANCE

Autor
[pt] ELIANE SANTOS LEITE

Vocabulário
[pt] CONHECIMENTO

Vocabulário
[pt] COMPETENCIAS HUMANAS

Vocabulário
[pt] CAPITAL INTELECTUAL

Vocabulário
[pt] COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS

Vocabulário
[pt] MARKETING INTERNACIONAL

Vocabulário
[en] KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] HUMAN COMPETENCY

Vocabulário
[en] INTELLECTUAL CAPITAL

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL SKILLS

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL MARKETING

Resumo
[pt] No ambiente competitivo das empresas, os chamados ativos intangíveis se configuram como fonte de inovação e criação de novos patamares de valor. Neste contexto, a Gestão do Conhecimento tem recebido cada vez mais atenção das organizações. Elas têm buscado compreender seu significado e encontrar formas de gestão que lhes garanta, em última instância, impactos positivos no desempenho da empresa. A revisão da literatura evidencia a importância das relações entre Gestão do Conhecimento e a estratégia da empresa, a gestão de competências e a de resultado para o conseqüente desempenho superior do negócio. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi identificar se nas empresas brasileiras existe relação entre Gestão do Conhecimento e estratégia empresarial, gestão de competências e de resultado e o impacto causado por estas relações nos resultados de negócio. Deste modo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a aproximadamente 100 empresas brasileiras que objetivou mensurar, em amostra representativa de múltiplas indústrias, as relações inerentes à Gestão do Conhecimento, verificando a existência dessas relações e avaliando o impacto no resultado destas empresas. Múltiplos métodos de análise foram utilizados para fornecer uma ampla base para interpretar e validar os dados. A partir dos resultados da análise estatística e dos construtos de natureza qualitativa, importantes generalizações foram sugeridas. A conclusão principal deste estudo indica que um percentual significativo de empresas brasileiras já estabelece relação entre Gestão do Conhecimento e a estratégia empresarial, a gestão de competências e de resultado e que essas organizações estão se destacando em termos de desempenho de negócio.

Resumo
[en] In the competitive business environment, intangible assets represent a source of innovation and creation of new levels of value. In this context, Knowledge Management has received increasing attention from the organizations. They have tried to understand its meaning and to find management methods that ultimately ensure positive impacts on the company performance. Literature review demonstrates the importance of the relationship between Knowledge Management and firm strategy, competency and result management, for the consequent superior business performance. Thus, the main purpose of this study was to identify if Brazilian companies establish any relationship between Knowledge Management and firm strategy, competency and result management, and the impact produced by these relationships on business results. Therefore, a field survey was carried out about 100 Brazilian companies, with the intention of measuring, within a representative sample comprised of multiple industries, the relationships inherent to Knowledge Management, checking the existence of these relationships and assessing the impact on the results of these companies. Different analysis methods were employed to provide a broad basis to help understand and validate data. From the results of statistical analysis and qualitative constructs, important generalizations were suggested. The main conclusion of this study indicates that a significant percentage of Brazilian companies already establish a relationship between Knowledge Management and enterprise strategy, competency and result management, and that these organizations are excelling in terms of business performance.

Orientador(es)
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
HELENE BERTRAND

Banca
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
MARCOS BEZERRA DO COUTO CAVALCANTE

Catalogação
2004-06-16

Apresentação
2004-03-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5020@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5020@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5020


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