Título
[es] ENTRE VOCES Y RUIDOS: LOS (DES) ENCUENTROS DEL DERECHO A PARTICIPACIÓN DE LOS ADOLESCENTES A LOS QUE SE ATRUBUYE LA AUTORÍA DE ACTO INFRACCIONAL
Título
[pt] ENTRE VOZES E RUÍDOS: OS (DES)ENCONTROS DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES A QUEM SE ATRIBUI AUTORIA DE ATO INFRACIONAL
Autor
[pt] CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Vocabulário
[pt] ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] DIREITO A PARTICIPACAO
Vocabulário
[pt] MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO
Vocabulário
[es] MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EN MEDIO ABIERTO
Vocabulário
[es] DERECHO A LA PARTICIPACION
Resumo
[pt] O presente estudo se propõe a analisar o direito à participação de
adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (MSEMA),
no município de Barra do Piraí, utilizando os conceitos de participação
infantil e juvenil e sujeição criminal como categorias de análise. A pesquisa, de
cunho qualitativo, consiste em compreender os espaços do judiciário (audiências
de apresentação e continuação) e da assistência social (CREAS) sob o ângulo do
direito à participação; e, discutir se os mesmos têm promovido, ou não,
mecanismos de fomento à participação destes adolescentes nos processos de
tomada de decisão sobre suas vidas e rumos futuros. A análise tem como base
entrevistas com adolescentes em cumprimento ou com extinção de MSE-MA,
com profissionais nestes processos e, ainda, observações em ambos os
dispositivos. A partir do estudo realizado, compreendemos que, o direito à
participação transita entre uma participação simbólica - instrumentalizada à favor
de práticas de controle e ajustamento - e uma participação real - na perspectiva da
partilha do poder decisório. A pesquisa indicou que predominam visões e práticas,
perante as quais, não se reconhece a capacidade participativa do adolescente. Seus
depoimentos foram contundentes ao confirmar o desconhecimento acerca dos
direitos e garantias processuais, demonstrando, assim, que estão excluídos da
discussão em torno da política socioeducativa. Quanto ao direito à participação,
seu exercício, quando acontece, se dá de modo banalizado; sem que o adolescente
entenda o sentido ideológico envolvido nas práticas participativas.
Resumo
[es] Lo presente estudio se propone a analizar el derecho a la participación de
adolescentes en cumplimiento de las medidas socioeducativas en medio abierto
(MSE-MA), en el municipio de Barra do Piraí, utilizando los conceptos de
participación infantil y juvenil y la sujeción penal como categorías de análisis. La investigación, de carácter cualitativo, consiste en comprender los espacios del
poder judicial (audiencia de presentación y continuación) y la asistencia social
(CREAS) desde el ángulo del derecho a participación y discutir si han promovido
o no mecanismos de incentivación a la participación de estos adolescentes em los
procesos de toma de decisiones sobre sus vidas y caminos futuros. El análisis se
basa en entrevistas con adolescentes en cumplimiento o con la finalización del
MSE-MA, con profesionales en estos procesos y también con observaciones en
estos dispositivos. Según el estudio realizado, entendemos que el derecho a la
participación transita alrededor de una participación simbólica, instrumentalizado
a favor de las prácticas de control y ajuste, y participación real, en la perspectiva de compartir del poder de decisión. La investigación indicó que predominan las visiones y prácticas, donde no se reconoce la capacidad participativa del adolescente. Sus declaraciones fueron contundientes al confirmar su desconocimiento sobre los derechos y garantías procesales, demonstrando que
están excluidas del debate sobre la política socioeducativa. En cuanto al derecho a
participar, su ejercicio, cuando sucede, pasa de manera banal sin que el
adolescente entienda el sentido ideológico involucrado em prácticas participativas.
Orientador(es)
IRENE RIZZINI
Banca
IRENE RIZZINI
Banca
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA
Banca
RODRIGO SILVA LIMA
Catalogação
2020-10-29
Apresentação
2020-07-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50100@1
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50100@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50100
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF