Título
[pt] CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA SEEDUC-RJ: UMA ANÁLISE SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA
Título
[en] SEEDUC-RJ SELF-REGULATED LEARNING ACTIVITIES BOOKLET: AN ANALYSIS ON THE PROPOSAL OF HISTORY TEACHING
Autor
[pt] DIEGO CAETANO MIRANDA
Vocabulário
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
Vocabulário
[pt] PROFISSAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] SEEDUC RJ
Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[en] EDUCATIONAL POLICY
Vocabulário
[en] PROFESSIONALIZATION OF TEACHING
Vocabulário
[en] SEEDUC RJ
Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL MATERIAL
Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY
Resumo
[pt] A presente dissertação tem como objetivo investigar a proposta de ensino e os usos do Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada da disciplina História, produzidos e distribuídos pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). O trabalho sustenta o argumento que o material analisado estabelece uma relação com diferentes campos que interagem com o cotidiano escolar. O primeiro, no campo das políticas públicas em educação e os seus desdobramentos no espaço escolar, discutidas aqui a partir das contribuições de Ball (1992) e Adrião (2012). O segundo, de interação com o Caderno, relaciona o ensino de História escolar, a prática do professor de História e a sua especificidade no tempo presente, a partir das posições assumidas por Monteiro (2010), Abreu e Rangel (2015) e Mattos (2007). E por último, a relação do Caderno com a prática docente a partir de diferentes perfis, com foco na dinâmica que envolve os seus usos no espaço escolar, utilizando os conceitos de apropriação, compromisso político e autonomia docente, respectivamente emprestados por Chartier (1996), Mello (2003) e Barroso (1996). Para mapear a impressões dos professores, adotou-se a metodologia da pesquisa qualitativa com ênfase na aplicação de questionários para os profissionais que integram uma escola específica da SEEDUC-RJ, caracterizada por diferentes questões que atravessam o trabalho docente.
Resumo
[en] The present dissertation aims to investigate the teaching proposal and the uses of the Self-Regulated Learning Pedagogical Activities in the History discipline, produced and distributed by the Rio de Janeiro State Department of Education (SEEDUC-RJ). The work supports the argument that the analyzed material establishes a relationship with different fields that interact with the school routine. The first, in the field of public policies in education and its consequences in the school space, discussed here from the contributions of Ball (1992) and Adrião (2012). The second, of interaction with the notebook, relates the teaching of school history, the practice of the history teacher and its specificity at the present time, based on the positions taken by Monteiro (2010), Abreu and Rangel (2005) and Mattos ( 2007). And finally, the relationship between the Notebook and teaching practice from different profiles, focusing on the dynamics that involve its uses in the school space, using the concepts of appropriation, political commitment and teaching autonomy, respectively borrowed by Chartier (1996) , Mello (2003) and Barroso (1996). To map teachers impressions, the qualitative research methodology was adopted with an emphasis on the application of questionnaires for professionals who are part of a specific school at SEEDUC-RJ, characterized by different issues that cross the teaching work.
Orientador(es)
PATRICIA COELHO DA COSTA
Banca
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
Banca
DANIEL PINHA SILVA
Banca
PATRICIA COELHO DA COSTA
Catalogação
2020-10-13
Apresentação
2020-08-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49924@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49924@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49924
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF