Título
[en] POLITICS OF WRITING AND CRITIQUE OF PROGRESS IN THE WORKS OF WALTER BENJAMIN, THEODOR W. ADORNO AND MAX HORKHEIMER
Título
[pt] POLÍTICAS DA ESCRITA E CRÍTICA DO PROGRESSO NAS OBRAS DE WALTER BENJAMIN, THEODOR W. ADORNO E MAX HORKHEIMER
Autor
[pt] RODRIGO ROCHA RESENDE DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] POLITICAS DE ESCRITA
Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA DO PROGRESSO
Vocabulário
[pt] ESTETICA
Vocabulário
[en] HISTORY
Vocabulário
[en] POLITICAS DE ESCRITA
Vocabulário
[en] IDEOLOGY OF PROGRESS
Vocabulário
[en] AESTHETICS
Resumo
[pt] Neste texto procuramos restabelecer o que observamos enquanto comunidade estética nos pensamentos de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, vinculado também à política da escrita que exercem. Neste sentido, enxergamos duas fontes para o problema desta aproximação: a crítica à modernidade iluminista e, ao mesmo tempo, de um estilo filosófico literário adequado. Um estilo que busca na sua própria forma de apresentação confrontar a lógica dos ideais de progresso modernos. Em especial, acessamos o primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento, O conceito de esclarecimento (1947), escrito a quatro mãos por Adorno e Horkheimer, para darmos maior concretude ao conceito crítico do progresso. Após este primeiro passo, outros textos de Adorno serão cotejados a fim de nos ajudar a pensar a relação entre arte e sociedade situadas no campo estético, dentre os quais estão Ideia de História Natural (1932) e as Aulas de Estética (1957/58). Por fim, alinhamos toda discussão à fortuna da concepção de apresentação que Benjamin utiliza no último texto de sua obra, as Teses, e que traduz, novamente concatenado às noções de forma e conteúdo, uma política da escrita resistente aos módulos logocêntricos imperativos no pensamento tradicional.
Resumo
[en] In this text we seek to reestablish what we find, as an aesthetic community, in the thoughts of Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, that is also
linked to the politics of writing they employ. In this sense, we see two sources for the problem of this approach: the criticism of the enlightened modernity and, at the same time, of an adequate literary philosophical style. A style that seeks in its own form of presentation to confront the logic of modern ideals of progress. In particular, we discuss the first chapter of the Dialectic of Enlightenment, The concept of Enlightenment (1947),written by Adorno and Horkheimer, to give more concreteness to the very concept of progress they developed. After this first step, other texts by Adorno help us to interpose the relationship between art and society in the field of aesthetics: The Idea of Natural History (1932) and Aesthetics (1958/59). Finally, we link the discussion to the concept of presentation that Benjamin uses in the last text of his philosophical work, which translates, together again with the notions of form and content, a politics of writing impervious to the logocentric modes of traditional thinking.
Catalogação
2020-10-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.49692
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF