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Título
[pt] JORNALISMO, INFOTENIMENTO E LEGITIMAÇÃO DA OPINIÃO: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA GREG NEWS

Título
[en] JOURNALISM, INFOTAINMENT AND LEGITIMIZATION OF OPINION: A CASE STUDY ON THE GREG NEWS TV PROGRAM

Autor
[pt] JULIA FATIMA DE JESUS CRUZ

Vocabulário
[pt] JORNALISMO

Vocabulário
[pt] GREG NEWS

Vocabulário
[pt] INFOTENIMENTO

Vocabulário
[pt] TEORIAS DO JORNALISMO

Vocabulário
[pt] ENTRETENIMENTO

Vocabulário
[en] JOURNALISM

Vocabulário
[en] GREG NEWS

Vocabulário
[en] INFOTAINMENT

Vocabulário
[en] THEORIES OF JOURNALISM

Vocabulário
[en] ENTERTAINMENT

Resumo
[pt] Esta dissertação visa discutir as relações entre jornalismo e entretenimento na sociedade contemporânea. Realizamos um estudo de caso sobre um programa televisivo autodenominado noticioso humorístico com o objetivo de analisar, a partir de autores dos estudos em jornalismo, a estratégia de infotenimento utilizada. O estudo foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica que descortina uma contradição histórica constitutiva do campo jornalístico na Modernidade – a polaridade entre cumprir uma função educativa ou uma função de entretenimento – apontando que o infotenimento é compreendido como um formato híbrido contemporâneo que funde informação jornalística com entretenimento. Tivemos como recorte os 14 episódios da segunda temporada do programa Greg News, exibidos em 2018 no canal por assinatura HBO Brasil e reproduzidos no Youtube.

Resumo
[en] This dissertation aims to discuss the relationship between journalism and entertainment in contemporary society. We carried out a case study on a television program self-styled humorous news aiming to analyse, based on journalism studies authors, the infotainment strategy used in the show. The study was based on a bibliographic research that reveals a historical contradiction, which is intrinsic to Modern journalism - the polarity between playing an educational role or operating as entertainment - pointing out that infotainment is understood as a contemporary hybrid format that fuses journalistic information with entertainment. This case study analysed 14 episodes from the second season of the program Greg News, aired in 2018 on the cable TV channel HBO Brazil and reproduced on YouTube.

Orientador(es)
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR

Banca
MARIALVA CARLOS BARBOSA

Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR

Banca
PATRICIA MAURICIO CARVALHO

Catalogação
2020-09-24

Apresentação
2020-04-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49583@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49583@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49583


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