Título
[pt] JORNALISMO, INFOTENIMENTO E LEGITIMAÇÃO DA OPINIÃO: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA GREG NEWS
Título
[en] JOURNALISM, INFOTAINMENT AND LEGITIMIZATION OF OPINION: A CASE STUDY ON THE GREG NEWS TV PROGRAM
Autor
[pt] JULIA FATIMA DE JESUS CRUZ
Vocabulário
[pt] JORNALISMO
Vocabulário
[pt] GREG NEWS
Vocabulário
[pt] INFOTENIMENTO
Vocabulário
[pt] TEORIAS DO JORNALISMO
Vocabulário
[pt] ENTRETENIMENTO
Vocabulário
[en] JOURNALISM
Vocabulário
[en] GREG NEWS
Vocabulário
[en] INFOTAINMENT
Vocabulário
[en] THEORIES OF JOURNALISM
Vocabulário
[en] ENTERTAINMENT
Resumo
[pt] Esta dissertação visa discutir as relações entre jornalismo e entretenimento
na sociedade contemporânea. Realizamos um estudo de caso sobre um programa
televisivo autodenominado noticioso humorístico com o objetivo de analisar, a
partir de autores dos estudos em jornalismo, a estratégia de infotenimento utilizada.
O estudo foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica que descortina uma
contradição histórica constitutiva do campo jornalístico na Modernidade – a
polaridade entre cumprir uma função educativa ou uma função de entretenimento –
apontando que o infotenimento é compreendido como um formato híbrido
contemporâneo que funde informação jornalística com entretenimento. Tivemos
como recorte os 14 episódios da segunda temporada do programa Greg News,
exibidos em 2018 no canal por assinatura HBO Brasil e reproduzidos no Youtube.
Resumo
[en] This dissertation aims to discuss the relationship between journalism and
entertainment in contemporary society. We carried out a case study on a television
program self-styled humorous news aiming to analyse, based on journalism
studies authors, the infotainment strategy used in the show. The study was based
on a bibliographic research that reveals a historical contradiction, which is intrinsic
to Modern journalism - the polarity between playing an educational role or
operating as entertainment - pointing out that infotainment is understood as a
contemporary hybrid format that fuses journalistic information with entertainment.
This case study analysed 14 episodes from the second season of the program Greg
News, aired in 2018 on the cable TV channel HBO Brazil and reproduced on
YouTube.
Orientador(es)
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Banca
MARIALVA CARLOS BARBOSA
Banca
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
Banca
PATRICIA MAURICIO CARVALHO
Catalogação
2020-09-24
Apresentação
2020-04-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49583@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49583@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49583
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF