Título
[en] COMMUNITIES OF CINEMA AND ADOLESCENCE IN THREE CONTEMPORARY BRAZILIAN FILMS
Título
[pt] COMUNIDADES DE CINEMA E ADOLESCÊNCIA EM TRÊS FILMES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
Autor
[pt] LUCAS ROCHA COIMBRA DA SILVA
Vocabulário
[pt] ADOLESCENCIA
Vocabulário
[pt] JEAN-LOUIS COMOLLI
Vocabulário
[pt] COMUNIDADES DE CINEMA
Vocabulário
[pt] CINEMA DOCUMENTARIO
Vocabulário
[en] ADOLESCENCE
Vocabulário
[en] JEAN-LOUIS COMOLLI
Vocabulário
[en] COMMUNITIES OF CINEMA
Vocabulário
[en] DOCUMENTARY CINEMA
Resumo
[pt] O cinema brasileiro contemporâneo tem produzido comunidades de cinema, segundo pesquisadores que abordaremos no trabalho. Essas comunidades de cinema organizam diversos processos de constituição da visibilidade cinematográfica daqueles que se encontram desfavorecidos nas lutas nos sistemas de representações. De acordo com o teórico Jean-Louis Comolli, tais lutas são a própria forma das lutas sociais e políticas, e são responsáveis por estabelecer sua visibilidade. Assim, esta dissertação busca indagar como o documentário recente tem dado voz e imagem aos adolescentes – seu rosto, seus gestos, corpos e falas. Esses meninos e meninas adquirem, através do cinema, uma inesperada posição, que lhes permite tornar visível o que não era visto. Para desenvolver o estudo, este trabalho analisa os filmes A Vizinhança do Tigre (2014), de Affonso Uchôa, Um Filme de Verão (2019), de Jô Serfaty, e Espero Tua (Re)volta (2019), de Eliza Capai.
Resumo
[en] Brazil s contemporary cinema has been producing communities of cinema, according to researchers we are approaching in this study. These cinema communities manage to organize different cinematographic visibility processes to those who find themselves in disadvantage in the representation system s disputes. According to theorist Jean-Louis Comolli, those disputes are the social and political disputes proper form, and responsible for establishing their visibility. Therefore, this work intends to inquire how recent documentaries are giving voice and image to the adolescents – their faces, their gestures, bodies and speeches. These boys and girls acquire, through cinema, an unexpected position, that enables them to make visible what was once unseen. In order to develop the study, this work analyzes the films A Vizinhança do Tigre (The Hidden Tiger, 2014), by Affonso Uchôa, Um Filme de Verão (Sun Inside, 2019), by Jô Serfaty and Espero Tua (Re)volta (Your Turn, 2019), by Eliza Capai.
Orientador(es)
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
ANDREA FRANCA MARTINS
Banca
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
Banca
REINALDO CARDENUTO FILHO
Catalogação
2020-09-15
Apresentação
2020-06-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49428@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49428@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49428
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