Título
[en] TRAJECTORY OF DIGITAL DOCUMENTATION AND REFLECTIVE PRACTICE: MAKING TEACHING VISIBLE, CRITICAL, AND SHAREABLE
Título
[pt] TRAJETÓRIA DA DOCUMENTAÇÃO DIGITAL E DA PRÁTICA REFLEXIVA: TORNANDO A PRÁTICA DOCENTE VISÍVEL, CRÍTICA E ACESSÍVEL
Autor
[pt] PAULA LUDERITZ DE ALBUQUERQUE LENZ CESAR
Vocabulário
[pt] DOCUMENTACAO
Vocabulário
[pt] TEORIA SOCIO-MATERIAL
Vocabulário
[pt] REGISTRO
Vocabulário
[pt] PRATICA
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] REFLEXAO
Vocabulário
[pt] ENSINO FUNDAMENTAL
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Vocabulário
[en] DOCUMENTATION
Vocabulário
[en] MATERIAL ENGAGEMENT THEORY
Vocabulário
[en] RECORD
Vocabulário
[en] PRACTICES
Vocabulário
[en] DIGITAL TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] REFLECTION
Vocabulário
[en] ELEMENTARY SCHOOL
Vocabulário
[en] TEACHER
Resumo
[pt] Práticas didáticas realizadas são ditas como invisíveis e misteriosas. Professores críticos e reflexivos são o objetivo máximo de qualquer curso de formação de professores. O objetivo deste estudo é investigar se o trabalho de documentação do professor pode ser considerado como um instrumento que promove reflexão, e que revela as cenas pedagógicas (Margolinas e Rivière, 2005), e o conteúdo utilizado para o planejamento e o ensino. O estudo foi realizado na cidade do Rio de Janeiro (Brasil). Visitamos 80 escolas públicas de ensino fundamental II de todas as 11 corregedorias regionais de educação (CREs), falamos com cerca de 200 professores, coletamos 78 questionários de uma amostra intencionalmente selecionada, e conduzimos um grupo focal e 12 entrevistas semi-estruturadas. Utilizamos grounded theory para analisar os dados de acordo com os conceitos fundamentais do nosso referencial teórico: reflexão, documentação pedagógica e TIC na educação. Os resultados indicaram uma interação entre professores e recursos disponíveis (foco nos recursos digitais) para organizar, criar, expandir (extend), transformar, remixar, e compartilhar conteúdo, sugerindo uma atitude reflexiva por parte dos professores durante o seu trabalho
de gênese documental. Nós investigamos especificamente o trabalho de documentação do professor, o que o compõe: motivações, intenções e uso. O material observado (oral, concreto, e virtual) indicou que a motivação do professor é mais instrumental e pragmática, com poucas intenções transformadoras; além disso, houve pouca evidência de uma reflexão proativa, deliberada e intencional, como por exemplo um olhar retroativo para as práticas recém realizadas. No entanto, suas atitudes e opiniões sugeriram um interesse genuíno na melhora de suas práticas e uma crença de que esta melhora pode ser promovida através de ferramentas digitais; no caso o trabalho de documentação sendo reconhecido como um caminho promissor. Nossa discussão indica as limitações do nosso referencial teórico para explicar a gênese documental do professor e como ela se relaciona com uma postura reflexiva. Nós reconhecemos a
necessidade de uma teoria que reconheça e explique a agência da matéria (no nosso caso, das tecnologias digitais), como a Teoria Sócio Material (Material Engagement Theory - MET).
Resumo
[en] Enacted teaching practices are invisible and mysterious. Critical reflective teachers are the ultimate goal of any teacher training. The goal of this research is to investigate whether teaching documentation work can be considered an instrument for fostering reflection, and to reveal pedagogical scenes (Margolinas
and Rivière, 2005) and the contents used for planning and teaching. The study was carried out in the city of Rio de Janeiro - Brazil. We visited 80 public middle schools in all 11 educational districts, we talked to about 200 teachers, conducted 78 surveys based on an intentionally selected sample, and conducted one focus group and 12 semi-structured interviews. We used grounded theory and results were analyzed in light of the fundamental concepts in our theoretical framework such as reflection, documentation work, and ICT in education. Our results indicated an interaction between teachers and available resources (focus on
technical, digital resources) to organize, create, extend, transform, remix, and share content, suggesting teachers reflective attitude during documentation genesis. We specifically investigated pedagogical documentation work and what it entails: motivations, purpose and use. The (oral, concrete, and visual) materials observed indicated that teachers motivation was more instrumental and pragmatic, with few transformative intents; moreover, there was little evidence of proactive, deliberate and intentional reflection such as retrospection on the practices just realized. Nevertheless, their attitudes and opinions suggested their genuine interest in improving their practices, and they believe that this can be stimulated through digital tools, recognizing documentation as a powerful one. Our discussion points to the limitations of our theoretical framework in explaining teachers documental genesis and its relation to reflective attitude. We
acknowledge the need for a theory that recognizes and explains material agency (in our case, of digital technology), such as the Material Engagement Theory (MET).
Orientador(es)
MAGDA PISCHETOLA
Banca
MENGA LUDKE
Banca
RALPH INGS BANNELL
Banca
MAGDA PISCHETOLA
Banca
PAMELA SUELLI DA MOTTA ESTEVES
Banca
LONE DIRCKINCK HOLMFELD
Catalogação
2020-07-31
Apresentação
2020-02-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49042@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49042@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49042
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF