Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO

Título
[es] HABILIDADES Y CAPACIDADES EN LA REPRESENTACIÓN VISUAL, EL DIBUJO Y EL BOCETAJE

Título
[en] SKILLS AND ABILITIES IN VISUAL REPRESENTATION, DRAWING AND BOCETAJE A QUALITATIVE STUDY OF UNDERGRADUATE STUDENTS OF GRAPHIC DESIGN

Autor
[pt] NORA KARINA AGUILAR RENDON

Vocabulário
[pt] CAPACIDADE

Vocabulário
[pt] AVALIACAO DE COMPETENCIAS

Vocabulário
[pt] ESBOCO

Vocabulário
[pt] HABILIDADE

Vocabulário
[pt] PENSAMENTO VISUAL

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA

Vocabulário
[pt] DESENHO

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[es] CAPACIDADE

Vocabulário
[es] EVALUACION DE COMPETENCIAS

Vocabulário
[es] BOCETAJE

Vocabulário
[es] HABILIDADES

Vocabulário
[es] PENSAMIENTO VISUAL

Vocabulário
[es] COMPETENCIAS

Vocabulário
[es] DIBUJO

Vocabulário
[es] DISENO GRAFICO

Vocabulário
[es] EDUCACION

Vocabulário
[es] DISENO

Vocabulário
[en] CAPACITY

Vocabulário
[en] COMPETENCY ASSESSMENT

Vocabulário
[en] SKETCHING

Vocabulário
[en] SKILLS

Vocabulário
[en] VISUAL THINKING

Vocabulário
[en] COMPETENCES

Vocabulário
[en] DRAWING

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] A pesquisa situa-se no contexto nacional da educação superior em design. Refere-se às formas de representação visual a partir de indagações de Elliot Eisner. Consta de uma série de estudos qualitativos aplicados entre 2011 e 2016 em sala de aula da licenciatura em design gráfico da Universidade Iberoamericana da Cidade do México. Utiliza procedimentos de observação participativa do fenômeno ensino-aprendizagem. Alguns dos objetivos da pesquisa são: identificar as principais características que evidenciam o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades na representação visual através do desenho e do esboço. Os resultados obtidos contribuem para a avaliação de alunos no credenciamento das instituições educativas de nível superior.

Resumo
[en] This research responds to the national context of higher education in the field of design with respect to the teaching and learning of forms of visual representation. It is based on Elliot Eisner s analytical approach. The thesis consists of a series of qualitative studies applied between 2011 and 2016 in the Universidad Iberoamericana s Bachelor of Graphic Design program, and in which the author engaged in the participant observation of the teaching-learning dynamic in drawing and sketching classes. The dissertation identifies the principal characteristics related to the development of competencies, skills and capacities in the visual representation of drawing and sketching. The evidence obtained is useful for the purposes of student evaluation and for the accreditation of institutions of higher education.

Resumo
[es] La investigación responde al contexto nacional de la educación superior del diseño sobre las formas de representación visual y se basa en el enfoque de la indagación de Elliot Eisner. La tesis consta de una serie de estudios cualitativos aplicados entre 2011 y 2016 en la licenciatura de diseño gráfico de la Universidad Iberoamericana a través de la observación participativa del fenómeno enseñanzaaprendizaje del dibujo y el bocetaje. La investigación identifica las principales características que evidencian el desarrollo de competencias, habilidades y capacidades en la representación visual del dibujo y el bocetaje. Las evidencias obtenidas sirven para la evaluación de los alumnos y para la acreditación de las instituciones educativas a nivel superior.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA

Banca
JULIE DE ARAUJO PIRES

Banca
CARMEN TIBURCIO GARCÍA

Catalogação
2020-07-27

Apresentação
2017-04-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
ESPANHOL

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@4

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49031


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF