Título
[pt] A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS NÃO VERBAIS RELACIONADOS AO GESTO E AO TOQUE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PL2E
Título
[en] THE RELEVANCE OF NON-VERBAL ASPECTS RELATED TO GESTURE AND TOUCH IN PL2 TEACHING AND LEARNING
Autor
[pt] LIVIA MARIA DIAS DE AZEVEDO FRADE
Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA
Vocabulário
[pt] GESTOS
Vocabulário
[pt] PL2E
Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO
Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE
Vocabulário
[en] GESTURES
Vocabulário
[en] PL2E
Vocabulário
[en] INTERCULTURAL STUDIES
Resumo
[pt] Gestos e toques são recursos comunicacionais utilizados por muitas
culturas, principalmente a brasileira, que faz parte de uma cultura de alto contexto
e, assim sendo, utiliza diferentes mecanismos para transmitir implicitamente uma
mensagem sem que seja necessário colocá-la em palavras. Portanto, abordamos
nesse trabalho alguns gestos comuns no cotidiano de falantes do português
brasileiro e seus respectivos usos e, através do conceito de alto e baixo contexto de
Hall (1998), a relevância desses fatores extralinguísticos na interação social para
um aprendiz de PL2E.
Resumo
[en] Gestures and touches are communicational resources used by many cultures,
especially the Brazilian that is part of a high context culture and, therefore, uses
different mechanisms to implicitly convey a message without having to put it into
words. Therefore, in this work, we will discuss some common gestures in the daily
life of Brazilian Portuguese speakers and their respective uses and, through Hall s
(1998) high and low context concept, the relevance of these extralinguistic factors
in social interaction for a PL2 learner.
Catalogação
2020-07-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48934@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48934@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48934
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF