Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS NÃO VERBAIS RELACIONADOS AO GESTO E AO TOQUE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PL2E

Título
[en] THE RELEVANCE OF NON-VERBAL ASPECTS RELATED TO GESTURE AND TOUCH IN PL2 TEACHING AND LEARNING

Autor
[pt] LIVIA MARIA DIAS DE AZEVEDO FRADE

Vocabulário
[pt] CULTURA BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] GESTOS

Vocabulário
[pt] PL2E

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALISMO

Vocabulário
[en] BRAZILIAN CULTURE

Vocabulário
[en] GESTURES

Vocabulário
[en] PL2E

Vocabulário
[en] INTERCULTURAL STUDIES

Resumo
[pt] Gestos e toques são recursos comunicacionais utilizados por muitas culturas, principalmente a brasileira, que faz parte de uma cultura de alto contexto e, assim sendo, utiliza diferentes mecanismos para transmitir implicitamente uma mensagem sem que seja necessário colocá-la em palavras. Portanto, abordamos nesse trabalho alguns gestos comuns no cotidiano de falantes do português brasileiro e seus respectivos usos e, através do conceito de alto e baixo contexto de Hall (1998), a relevância desses fatores extralinguísticos na interação social para um aprendiz de PL2E.

Resumo
[en] Gestures and touches are communicational resources used by many cultures, especially the Brazilian that is part of a high context culture and, therefore, uses different mechanisms to implicitly convey a message without having to put it into words. Therefore, in this work, we will discuss some common gestures in the daily life of Brazilian Portuguese speakers and their respective uses and, through Hall s (1998) high and low context concept, the relevance of these extralinguistic factors in social interaction for a PL2 learner.

Catalogação
2020-07-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48934@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48934@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48934


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF