Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] SCHOOL TIME AND CRIME: INCAPACITATION EFFECTS IN BRAZIL

Título
[pt] TEMPO NA ESCOLA E CRIME: EFEITOS DE INCAPACITAÇÃO NO BRASIL

Autor
[pt] EDUARDO FAGUNDES DE CARVALHO

Vocabulário
[pt] CRIME

Vocabulário
[pt] DADOS GEORREFERENCIADOS

Vocabulário
[pt] EFEITOS DE INCAPACITACAO

Vocabulário
[pt] AUMENTO NO TEMPO NA ESCOLA

Vocabulário
[pt] CRIME NA ADOLESCENCIA

Vocabulário
[pt] PROGRAMA MAIS EDUCACAO

Vocabulário
[en] CRIME

Vocabulário
[en] GEOREFERENCED DATA

Vocabulário
[en] INCAPACITATION EFFECT

Vocabulário
[en] SCHOOL TIME EXTENSION

Vocabulário
[en] JUVENILE CRIME

Vocabulário
[en] MORE EDUCATION PROGRAM

Resumo
[pt] Crimes na adolescência impõem custos não triviais para a sociedade, o que tornou seus determinantes e fatores dissuasivos cada vez mais sujeitos a estudo por economistas. Intervenções no nível da escola são comumente propostas com o objetivo de mitigar o surgimento de carreiras criminais e a perpetuação da violência. Entretanto, as direções e os canais pelos quais as escolas afetam crime podem variar. Esse artigo estuda um deles - os esfeitos de incapacitação - explorando um programa federal que aumentou as horas escolares em escolas públicas brasileiras. Usando variação quasiexperimental na probabilidade de aderir ao programa e dados georreferenciados de crime do estado de São Paulo, é possível estimar os feitos causais do programa em atividade criminal ao redor das escolas. Os resultados sugerem que incapacitação de fato previne jovens de cometerem crimes menos severos, com evidência mais forte para crimes relacionados a drogas e para escolas com alunos mais pobres.

Resumo
[en] Juvenile crime imposes non-trivial costs to societies, which have made its determinants and deterrents increasingly subject of study by economists. School-based interventions are often proposed in order to mitigate the rise in criminal careers and the perpetuation of violence. However, the directions and channels through which schooling may affect crime vary. This paper studies one of them - namely the incapacitation effects - exploiting a federal program that extended school hours in Brazilian public schools. Using quasiexperimental variation in the probability of receiving the program and georeferenced crime data from the state of São Paulo, it is possible to estimate the causal effect of the program on criminal activity in the surroundings of the schools. Results suggest incapacitation does prevent juvelines from engaging in less offensive crimes, with stronger evidence for drug-related crimes and for schools with poorer students.

Orientador(es)
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA

Banca
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL

Banca
DANIEL CERQUEIRA

Catalogação
2020-06-29

Apresentação
2019-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48802@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48802@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48802


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF