Título
[pt] FRACTAIS E O MODELO DE VAN-HIELE: UMA PROPOSTA DE UNIÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título
[en] FRACTALS AND THE VAN-HIELE MODEL: A UNION PROPOSAL FOR THE TEACHING OF MATHEMATICS IN BASIC EDUCATION
Autor
[pt] PABLO BARBOSA FONSECA
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] INFINITO
Vocabulário
[pt] VAN HIELE
Vocabulário
[pt] FRACTAIS
Vocabulário
[pt] GEOMETRIA PLANA
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Vocabulário
[en] MODERNITY
Vocabulário
[en] INFINITE
Vocabulário
[en] VAN HIELE
Vocabulário
[en] FRACTALS
Vocabulário
[en] PLANE GEOMETRY
Vocabulário
[en] MEANINGFUL LEARNING
Resumo
[pt] O presente trabalho disserta sobre a utilização dos fractais no ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade dos educandos através da beleza e do dinamismo que eles oferecem para a construção de conceitos matemáticos tais como: semelhança, perímetro, área, volume, progressão aritmética e geométrica. A dissertação inicia-se com um breve histórico do surgimento dos fractais e um resumo dos níveis do desenvolvimento cognitivo segundo o modelo de van- Hiele. Em seguida, exibe-se uma coletânea de atividades envolvendo fractais com nível de dificuldade crescente que propicia aos estudantes uma aprendizagem significativa e com nuances de modernidade. A partir de suas próprias percepções e da troca de ideias entre si, os alunos formularam técnicas recursivas a ponto de preverem uma próxima iteração da figura e meios para obtenção do perímetro e da área das figuras seguintes. Acreditamos que com essa pesquisa conseguimos não só trabalhar e desenvolver conceitos matemáticos básicos, mas também fomentar o estudo do conceito de infinito, além de diminuirmos a distância entre a Álgebra e a Geometria imposta pela maioria dos atuais livros didáticos em circulação.
Resumo
[en] This dissertation discusses the use of fractals in the teaching of mathematical subjects in the context of elementary, middle and high school, aiming at raising and attracting the interest and curiosity of the students through the beauty and dynamism they offer to the construction of mathematical concepts such as: similarity, perimeter, area, volume, arithmetic and geometric progression. This work begins with a brief history about the emergence of fractals and a summary of levels of cognitive development according to the van-Hiele model. Then, it is shown a collection of activities involving fractals with increasing difficulty levels that provide students with meaningful learning with nuances of modernity. From their own perceptions and the exchange of ideas between them, they formulated recursive techniques to predict a next iteration of the figure and means to obtaining the perimeter and area of the next figures. We believe that with this dissertation we can not only work and develop basic mathematical concepts, but also foster the study of the infinity concept, in addition to reducing the distance between Algebra and Geometry imposed by most current textbooks in use.
Orientador(es)
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES
Coorientador(es)
LUANA SA DE AZEVEDO DE ARAUJO
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES
Banca
DANIEL FELIPE NEVES MARTINS
Banca
LUANA SA DE AZEVEDO DE ARAUJO
Catalogação
2020-06-25
Apresentação
2020-03-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48777@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48777@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48777
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF