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Título
[pt] O LABORATÓRIO DE DESIGN COMO CAMPO DE EXPERIMENTAÇÃO: PRÁTICA REFLEXIVA E DESCOBERTA PROJETUAL

Título
[en] THE WORKSHOP AS A FIELD OF EXPERIMENTATION: REFLECTIVE PRACTICE AND DESIGN DISCOVERY

Autor
[pt] VINICIUS MESQUITA ARRUDA CAMARA

Vocabulário
[pt] ENSINO

Vocabulário
[pt] PRATICA REFLEXIVA

Vocabulário
[pt] EXPERIMENTACAO

Vocabulário
[pt] ERRO

Vocabulário
[pt] LABORATORIO

Vocabulário
[en] TEACHING

Vocabulário
[en] REFLECTIVE PRACTICE

Vocabulário
[en] EXPERIMENTATION

Vocabulário
[en] ERROR

Vocabulário
[en] LABORATORY

Resumo
[pt] No contexto atual, de um mundo cada vez mais digital, os fazeres manuais sofrem um isolamento no que diz respeito ao ato de projetar. Partindo de autores como Adélia Borges (2011), Tomás Maldonado (2009) e Richard Sennett (2013), temos o plano de fundo para começar a entender as relações entre o fazer manual e os preconceitos existentes em relação a tais práticas. Por sua vez José Luiz Ripper (apud COUTO, 1991) e Lorraine Wild (2015) defendem a importância de manualidades como parte fundamental do processo de Design. A presente dissertação expõe, uma investigação sobre tal fazer e a sua importância no ato de projetar. Com foco específico no uso e apropriação dos laboratórios de ensino práticos como complemento ao ensino teórico, e as habilidades manuais como ferramenta de desenvolvimento do aluno durante a sua formação como designer. Valendo-se da metodologia da prática reflexiva definida por Donald Schön (2000), entendemos as práticas manuais experimentais, como sendo fundamentais para o desenvolvimento do aluno de Design, onde o fazer e o analisar durante todo o processo se tornam partes indissociáveis. Para o desenvolvimento da dissertação realizamos uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa. Executando uma pesquisa de tipologia exploratória que se apropriou dos procedimentos de pesquisa bibliográfico, pesquisa de campo e pesquisa-ação. Com o intuito de alcançar o objetivo geral de propor a experimentação prática no âmbito dos laboratórios de ensino, como forma de construção de repertório.

Resumo
[en] In the current context of an increasingly digital world, manual making is isolated from Design. Taking advantage of authors such as Adélia Borges (2011), Tomás Maldonado (2009) and Richard Sennett (2013), we have the background to begin to understand the relationship between manual making and existing prejudices regarding such practices. In turn José Luiz Ripper (apud COUTO, 1991) and Lorraine Wild (2015) argue the importance of manual practices as a fundamental part of the Design process. This dissertation presents an investigation about manual making and its importance in the act of designing. With specific focus on the use and appropriation of practical teaching laboratories as a complement to theoretical teaching, and manual skills as a student development tool during their training as a designer. Using the methodology of reflexive practice defined by Donald Schön (2000), we understand experimental manual practices as fundamental to the development of the Design student, where doing and analyzing throughout the process become inseparable parts. For the development of the dissertation we conducted a research of an applied nature, with a qualitative approach. Performing an exploratory typology research that appropriated the procedures of bibliographic research, field research and action research. In order to achieve the general objective of proposing practical experimentation within the teaching laboratories, as a form of repertoire construction.

Orientador(es)
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Banca
BIANCA MARIA REGO MARTINS

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
JOAO VICTOR AZEVEDO DE MENEZES CORREIA DE MELO

Banca
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA

Catalogação
2020-06-18

Apresentação
2020-04-07

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48662@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48662@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48662


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