Título
[en] ATÉ QUE ENFIM VOCÊ DEU AS CARAS...: AN ANALYSIS OF VERBAL PLACEMENTS IN BRAZILIAN PORTUGUESE
Título
[pt] ATÉ QUE ENFIM VOCÊ DEU AS CARAS...: UMA ANÁLISE DE COLOCAÇÕES VERBAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
Autor
[pt] ARTHUR LIMA DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] COLOCACOES VERBAIS
Vocabulário
[pt] COMPETENCIA COMUNICACIONAL
Vocabulário
[pt] DESCRICAO LINGUISTICA
Vocabulário
[pt] PL2E
Vocabulário
[en] VERBAL COLLOCATIONS
Vocabulário
[en] COMMUNICATION AND LINGUISTIC COMPETENCE
Vocabulário
[en] LINGUISTIC DESCRIPTION
Vocabulário
[en] PL2E
Resumo
[pt] Este artigo tem por objetivo descrever e analisar colocações em português do Brasil (PB) com os verbos dar, doar, fornecer, entregar e outorgar, sob as respectivas expressões formadas por Verbo (mais) Sintagma Nominal ou Verbo (mais) Preposição (mais) Sintagma Nominal, visto que, apesar de possuírem uma aproximação de sentido, são utilizados de formas muito distintas e, consequentemente, tornam-se um desafio para o desenvolvimento da competência comunicacional e linguística de aprendizes não falantes de PL2E. Por fim, traçam-se três possíveis ideias de atividades didáticas a serem aplicadas em aulas de PL2E, com os verbos analisados neste trabalho, a fim de possibilitar uma intersecção entre teoria e prática a respeito das colocações, que são deixadas de lado em muitos materiais didáticos e planejamentos de aula.
Resumo
[en] This article aims to describe and analyze collocations in Brazilian Portuguese (PB) with the verbs dar, doar, fornecer, entregar and outorgar, under their respective expressions formed by Verb (plus) Nominal Phrase or Verb (plus) Preposition (plus) Nominal Phrase, since despite of having an closeness of meaning, they are used in very different ways and, consequently, become a challenge for the development of communicative and linguistic competence of non-PBspeaking learners. Finally, three possible ideas of didactic activities to be applied in PL2 classes are presented with the verbs analyzed in this work, in order to allow an intersection between theory and practice regarding the collocations, which are left aside in many didactic materials
and class plans.
Catalogação
2020-06-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48573@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48573@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48573
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF