Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ATÉ QUE ENFIM VOCÊ DEU AS CARAS...: AN ANALYSIS OF VERBAL PLACEMENTS IN BRAZILIAN PORTUGUESE

Título
[pt] ATÉ QUE ENFIM VOCÊ DEU AS CARAS...: UMA ANÁLISE DE COLOCAÇÕES VERBAIS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autor
[pt] ARTHUR LIMA DE OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] COLOCACOES VERBAIS

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA COMUNICACIONAL

Vocabulário
[pt] DESCRICAO LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] PL2E

Vocabulário
[en] VERBAL COLLOCATIONS

Vocabulário
[en] COMMUNICATION AND LINGUISTIC COMPETENCE

Vocabulário
[en] LINGUISTIC DESCRIPTION

Vocabulário
[en] PL2E

Resumo
[pt] Este artigo tem por objetivo descrever e analisar colocações em português do Brasil (PB) com os verbos dar, doar, fornecer, entregar e outorgar, sob as respectivas expressões formadas por Verbo (mais) Sintagma Nominal ou Verbo (mais) Preposição (mais) Sintagma Nominal, visto que, apesar de possuírem uma aproximação de sentido, são utilizados de formas muito distintas e, consequentemente, tornam-se um desafio para o desenvolvimento da competência comunicacional e linguística de aprendizes não falantes de PL2E. Por fim, traçam-se três possíveis ideias de atividades didáticas a serem aplicadas em aulas de PL2E, com os verbos analisados neste trabalho, a fim de possibilitar uma intersecção entre teoria e prática a respeito das colocações, que são deixadas de lado em muitos materiais didáticos e planejamentos de aula.

Resumo
[en] This article aims to describe and analyze collocations in Brazilian Portuguese (PB) with the verbs dar, doar, fornecer, entregar and outorgar, under their respective expressions formed by Verb (plus) Nominal Phrase or Verb (plus) Preposition (plus) Nominal Phrase, since despite of having an closeness of meaning, they are used in very different ways and, consequently, become a challenge for the development of communicative and linguistic competence of non-PBspeaking learners. Finally, three possible ideas of didactic activities to be applied in PL2 classes are presented with the verbs analyzed in this work, in order to allow an intersection between theory and practice regarding the collocations, which are left aside in many didactic materials and class plans.

Catalogação
2020-06-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48573@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48573@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48573


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF