Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A INCRÍVEL HISTÓRIA DE LENY EVERSONG OU A POTÊNCIA DA MEMÓRIA CONTRA PADRÕES ESTÉTICOS E PATRULHAS NACIONALISTA

Título
[en] THE AMAZING STORY OF LENY EVERSONG OR THE POWER OF MEMORY AGAINST AESTHETIC STANDARDS AND NATIONALISTIC PATROLS

Autor
[pt] RODRIGO FAOUR TEIXEIRA

Vocabulário
[pt] MUSICA POPULAR BRASILEIRA

Vocabulário
[pt] NACIONAL POPULAR

Vocabulário
[pt] LENY EVERSONG

Vocabulário
[pt] CULTURA MIDIATICA

Vocabulário
[pt] MEMORIA COLETIVA

Vocabulário
[pt] CORPO

Vocabulário
[en] POPULAR BRAZILIAN MUSIC

Vocabulário
[en] POPULAR NATIONAL

Vocabulário
[en] LENY EVERSONG

Vocabulário
[en] MEDIA CULTURE

Vocabulário
[en] COLLECTIVE MEMORY

Vocabulário
[en] BODY

Resumo
[pt] Este trabalho debate criticamente a obra da cantora paulista Leny Eversong (1920-1984), de grande sucesso nas décadas de 1950 e 60, sobre a qual se verificou um acentuado apagamento na memória cultural e artística brasileira. Traz seu legado e questões relativas à sua biografia para a contemporaneidade. Além do resgate de sua história, são discutidos neste trabalho a sobrevivência de artistas do sexo feminino fora do padrão normativo (de beleza, sensualidade, peso, repertório, voz) na cultura midiática brasileira, bem como o nacionalismo populista da imprensa e dos historiadores de seu tempo ao lidar com uma artista que se projetou defendendo um repertório essencialmente internacional que não se encaixava nos cânones tradicionais por eles valorizados.

Resumo
[en] This dissertation critically analyzes the work of São Paulo-born singer Leny Eversong (1920-1984), who enjoyed great success back in the 1950s and 1960s, but vanished from the Brazilian cultural and artistic memory. It showcases her legacy and issues regarding her biography to the contemporaneity. Besides the redemption of her story, this work discusses the survival of female artists outside the normative beauty and artistic standards in Brazilian media culture. It also highlights the populist nationalism of the press and historians of her time when dealing with an artist who stepped out with an essentially international repertoire that did not fit the traditional criteria considered dear to them.

Orientador(es)
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
MIGUEL JOST RAMOS

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
FREDERICO AUGUSTO LIBERALLI DE GOES

Catalogação
2020-06-01

Apresentação
2020-03-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48407@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48407@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48407


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF