Título
[en] ENTREPRENEURIAL ORIENTATION, NETWORK AND SMALL FIRMS PERFORMANCE
Título
[pt] ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA, NETWORK E O DESEMPENHO DE PEQUENAS EMPRESAS
Autor
[pt] BRUNO THOME PERUGINI F PENNA
Vocabulário
[pt] PEQUENA EMPRESA
Vocabulário
[pt] NETWORK DE NEGOCIOS
Vocabulário
[pt] ORIENTACAO EMPREENDEDORA
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO OPERACIONAL
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO FINANCEIRO
Vocabulário
[pt] REDE
Vocabulário
[en] SMALL BUSINESS
Vocabulário
[en] BUSINESS NETWORK
Vocabulário
[en] ENTREPRENEURIAL ORIENTATION
Vocabulário
[en] OPERATIONAL PERFORMANCE
Vocabulário
[en] FINANCIAL RESULT
Vocabulário
[en] NETWORK
Resumo
[pt] A Orientação Empreendedora (OE) reflete a propensão de uma empresa a se engajar em comportamentos inovadores, proativos e de correr riscos para atingir seus objetivos. Em um contexto cada vez mais competitivo e globalizado, este campo foi se consolidando como um dos mais férteis na literatura de gestão estratégica, atraindo o interesse de pesquisadores dispostos a investigar como as empresas devem explorar essa postura empreendedora para aprimorar seu desempenho. Dentro deste contexto, um recurso relevante para PMEs, é a utilização da rede de relacionamentos (network) criada em volta da empresa para aprimorar seus negócios. Em vista disso, a presente pesquisa se propôs a analisar empiricamente o impacto da orientação empreendedora no desempenho financeiro e operacional de pequenas empresas, avaliando também a moderação do network de negócios nessa relação. Para tanto, foram coletados dados de 155 pequenas empresas do Rio de Janeiro cadastradas no SEBRAE/RJ, para posterior análise através do método de regressão hierárquica. Os resultados do estudo demonstraram que a orientação empreendedora contribui para melhorias tanto no desempenho financeiro quanto no operacional. Além disso, verificou-se que o network de negócios não exerceu papel moderador em nenhuma dessas duas relações. Com base nestes achados, contribuições acadêmicas e implicações gerenciais foram elaboradas, assim como limitações e sugestões para pesquisas futuras.
Resumo
[en] The Entrepreneurial Orientation (OE) reflects a company s propensity to engage in innovative, proactive behaviors and to take risks in order to achieve its goals. In an increasingly competitive and globalized context, this field has been consolidated as one of the most fertile in the strategic management literature, attracting the interest of researchers willing to investigate how companies should explore this entrepreneurial stance to improve their desempenho. Within this context, a relevant resource for SMEs is the use of the network created around the company to improve their business. In view of this, the present research proposed to empirically analyze the impact of entrepreneurial orientation on the financial and operational desempenho of small companies, also evaluating the moderation of the business network in this relationship. For this purpose, data were collected from 155 small companies in Rio de Janeiro registered in SEBRAE, for further analysis using the hierarchical regression method. The results of the study demonstrated that entrepreneurial orientation contributes to improvements in both financial and operational desempenho. In addition, it was found that the business network did not play a moderating role in either of these two relationships. Based on these findings, academic contributions and managerial implications were elaborated, as well as limitations and suggestions for future research.
Orientador(es)
RENATA PEREGRINO DE BRITO
Banca
FABIO DE OLIVEIRA PAULA
Banca
RAFAEL GUILHERME BURSTEIN GOLDSZMIDT
Banca
RENATA PEREGRINO DE BRITO
Catalogação
2020-05-28
Apresentação
2020-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48345@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48345@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48345
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