Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] LEONARDO BRUNI, A TRADUÇÃO CORRETA E A ABORDAGEM CLÁSSICA DOS HUMANISTAS

Título
[en] LEONARDO BRUNI, THE CORRECT TRANSLATION AND THE CLASSICAL APPROACH OF HUMANISTS

Autor
[pt] PAULO SIDNEI DE LIMA

Autor
[pt] YUXI LIANG

Vocabulário
[pt] ARISTOTELES

Vocabulário
[pt] HUMANISTAS

Vocabulário
[pt] TRADUCAO ELOQUENTE

Vocabulário
[pt] LEONARDO BRUNI

Vocabulário
[en] ARISTOTLE

Vocabulário
[en] HUMANISTS

Vocabulário
[en] ELOQUENT TRANSLATION

Vocabulário
[en] LEONARDO BRUNI

Resumo
[pt] Este artigo procura analisar Leonardo Bruni, partindo da polêmica em torno da tradução da Ética de Aristóteles, passando pela recepção de Aristóteles na Idade Média, os erros que o humanista aponta no antiquus interpres, a rejeição da tradição escolástica e o investimento dos eruditos do período que precede a Renascença numa tradução eloquente, assumindo o pensamento ciceroniano. Apesar da polêmica entre Bruni e seus opositores amiúde destacada, a ruptura dos humanistas com a tradição Escolástica e a sua proposta por uma tradução eloquente mudaram a forma de traduzir os clássicos.

Resumo
[en] This article attempts to review Leonardo Bruni, starting from the polemic over the translation of Aristotle s Nicomachean Ethics, through the reception of Aristotle in the Middle Ages, the errors the humanist points out in the antiquus interpres, the rejection of Scholastic tradition and the investment that scholars in the period before the Renaissance make in an eloquent translation, assuming Ciceronian thought. Despite the highlighted controversy between Bruni and his rivals, the breaking up of humanists with Scholastic tradition and their proposal for an eloquent translation changed the way to translate the classical works.

Catalogação
2020-05-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48198@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48198@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF