Título
[en] AN ANALYSIS OF THE OPTION TO EXPAND THE CAPACITY OF THE BRT TRANSOESTE CORRIDOR VIA THE REAL OPTIONS METHOD
Título
[pt] UMA ANÁLISE DA EXPANSÃO DE CAPACIDADE DO CORREDOR BRT TRANSOESTE PELO MÉTODO DAS OPÇÕES REAIS
Autor
[pt] CARLOS HENRIQUE LOPES DE SOUZA
Vocabulário
[pt] EXPANSAO
Vocabulário
[pt] DEMANDA DE PICO
Vocabulário
[pt] ADIAMENTO
Vocabulário
[pt] BRT
Vocabulário
[pt] MODELO BINOMIAL
Vocabulário
[pt] OPCAO REAL
Vocabulário
[en] EXPANSION
Vocabulário
[en] PEAK DEMAND
Vocabulário
[en] DEFERRAL
Vocabulário
[en] BRT
Vocabulário
[en] BINOMIAL MODEL
Vocabulário
[en] REAL OPTION
Resumo
[pt] Projetos de infraestrutura de transporte de massa desempenham um
importante papel no planejamento urbano das zonas urbanas, podendo
influenciar na geração de crescimento econômico e o aumento do bemestar social. Entre as variadas opções de modos de transporte de massas
existentes está o BRT, caracterizado por ser um sistema que requer um
curto tempo de implementação, baixo custo de construção, e possui
velocidade operacional e nível de capacidade médios. Em comparação
com outros modos de transporte de maior capacidade, como trens e
metrôs, o BRT é uma opção viável e atraente ao modo de transporte, dado
o ritmo crescente de sua implementação em várias cidades ao redor do
mundo nos últimos anos. Neste estudo, foi feita uma análise do corredor
BRT TransOeste da cidade do Rio de Janeiro, sob a ótica da Teoria das
Opções Reais, com o objetivo de avaliar o valor da opção de expandir a
capacidade de passageiros transportados atualmente naquele corredor. Os
resultados do estudo sugerem que a incorporação de estratégias interativas
das Opções Reais, relativas às decisões de expansão da capacidade
máxima de passageiros do corredor e de adiamento do exercício desta
decisão, contribuíram para aumentar o valor esperado do projeto em
30,63 por cento. Além disso, foi observado que o aporte de recursos realizados pelo
poder concedente contribuiu para aumentar o valor da opção real de
expansão.
Resumo
[en] Mass transportation infrastructure projects play an important role in
the process of development of urban areas, leading to economic growth and
increase of social welfare. Among the various existing types of transit
modes is the BRT, which is characterized by being a system that requires a
short time of implementation and a low cost of construction, operating in an
medium level of operational speed and capacity. In comparison with other
transit modes of higher capacity such as trains and subways, the BRT has
shown to be a feasible and attractive alternative, as noted by the increasing
pace of its implementation in many cities throughout the world in recent
years. In this study, an analysis was made of the BRT TransOeste corridor
in the city of Rio de Janeiro from the perspective of the Theory of Real
Options in order to assess the value of the option of expanding passenger
capacity in that corridor. The results suggest that the incorporation of
interactive strategies of Real Options related to the decisions of expanding
the maximum capacity of passengers and deferring this decision contributed
to increase the expected value of the project by 30.63 percent. In addition, the
contribution of the granting authority led to an increase in value of the real
option.
Orientador(es)
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
Banca
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
Banca
MARCUS VINICIUS QUINTELLA CURY
Banca
CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO
Catalogação
2020-05-19
Apresentação
2020-03-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48182@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48182@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48182
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