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Título
[en] AUTHOR 2.1: DIGITAL MEDIA AND VISIBILITY

Título
[pt] AUTOR 2.1: MÍDIAS DIGITAIS E VISIBILIDADE

Autor
[pt] ELOISE PORTO FERREIRA

Vocabulário
[pt] MIDIA DIGITAL

Vocabulário
[pt] CRITICOS

Vocabulário
[pt] LEITOR

Vocabulário
[pt] VISIBILIDADE

Vocabulário
[pt] AUTORIA

Vocabulário
[en] DIGITAL MEDIA

Vocabulário
[en] CRITICS

Vocabulário
[en] READERS

Vocabulário
[en] VISIBILITY

Vocabulário
[en] AUTHORSHIP

Resumo
[pt] O presente trabalho pretende investigar algumas formas de participação de autores, leitores e críticos em mídias digitais, especialmente em redes sociais, nesse processo de construção de visibilidade, e as possíveis consequências dessas participações. Para tal, analisaremos tanto a fortuna crítica referente aos tópicos apresentados, bem como publicações que circulam no âmbito virtual, além da análise de perfis no YouTube, Instagram, participações em clubes de leitura, entre outros. A curiosidade sobre a vida de um autor, como afirma Phillip Lejeune, não é algo novo dentro dos estudos literários. No entanto, na contemporaneidade, muitas vezes podemos confundir a vida do autor com o que ele publica em mídias sociais, especialmente as digitais, confundir a função autor com o sujeito empírico. A forma como o autor aparece em mídias digitais pode ser crucial para aumentar sua visibilidade, assim como a da obra que está sendo lançada. No entanto, o autor não é o único ator nesse processo de construção de visibilidade (e nem o único que aparece) em tempos de redes sociais. Junto com ele, temos também o leitor, que cada vez se torna mais presente nesse processo de visibilidade. Com a participação mais acentuada do leitor, resta-nos refletir sobre o papel da crítica nessa transformação das relações, decorrentes do advento das novas tecnologias.

Resumo
[en] This work intends to investigate some forms of participation of authors, readers and critics in digital media, especially on social network media, as part of the process of gaining visibility, and the consequences of this participation. In order to consider these instances of participation, we will analyze both the theorical concepts related to our inquiry as well as publications that may be found in cyberspace, analyses of social network profiles from YouTube, Instagram, participation in book clubs, among others. The curiosity about an author s life, as proposed by Philp Lejeune, is not a new concept in the area of literature studies. However, nowadays, sometimes we may confuse an author s life with what he/she publishes in his/her social media or mix up the authorship with the person itself. The way that the author presents himself/ herself in cyberspace can be crucial for his/her visibility beyond his work. Authors, however, are not the only actors that we may find in play in cyberspace: along, we may also consider the arising of reader s presence. In the context of reader s presence alongside the author in this environment, we still need to ask ourselves the role of the criticism in these transformations that are a consequence of the emergence of these technologies.

Orientador(es)
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO

Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO

Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO

Banca
ADRIANA ANDRADE BRAGA

Banca
STEFANIA ROTA CHIARELLI

Catalogação
2020-05-13

Apresentação
2019-09-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48039


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